Google Chrome ganha novo design em setembro e dá mais um passo para matar Flash

Nova versão do navegador trará mudanças no visual em PCs e iOS, além de novidades para o Chrome OS

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Material Design já chegou em vários produtos do Google nos últimos anos e está na hora do Chrome receber melhorias focando neste tipo de visual. A partir da versão 69, usuários que escolhem este navegador notarão que o browser estará mais branco e com interface bastante diferente para o iOS.

Para os PCs

Usuários que estão no PC receberão a novidade em uma atualização menos drástica, deixando basicamente a cor cinza de lado para algo mais branco, adicionando também um visual com bordas mais arredondadas – principalmente na lista de abas abertas, que ficará semelhante ao notch (invertido) de vários smartphones.

Outros recursos que chegarão com a nova versão ficam por conta do suporte para notificações nativas do Windows 10 e melhorias para evitar que apps terceiros travem o programa, tornando praticamente impossível injetar um código dentro do Chrome – algo semelhante ao Flash, que vem desativado por padrão e pode ser ligado de acordo com a demanda do usuário.

Falando em Flash, o browser do Google desligará automaticamente este plugin sempre que o Chrome for reiniciado e o gigante das buscas reiterou que o suporte em seu navegador será removido por completo em dezembro de 2020.

Para iOS

Nos dispositivos móveis da Apple o visual seguirá a cor branca dos PCs, barra de endereços em nova aba ficará no meio da tela e a área de abas abertas será representada por quadrados, deixando as páginas em forma de cartões de lado.

Além disso, será mais fácil buscar abas abertas em outros dispositivos, como em computadores, tablets e outros smartphones que estão sincronizados com a mesma conta do Google.

Para os Chromebooks

O Chrome OS, sistema operacional para Chromebooks, também receberá novidades e elas incluem o uso de reconhecimento de voz para transformar fala em texto em todo o sistema operacional e melhorias na organização de arquivos no explorador nativo dos computadores, que fará melhor separação entre arquivos armazenados em nuvem e os que estão na memória local.

A nova versão do Chrome será lançada no dia 4 de setembro deste ano, com a atualização automática e que é baixada em segundo plano nos computadores e de forma manual na App Store para o iOS. Se você quer utilizar o novo design agora, antes da atualização do Chrome, é só seguir este tutorial que fizemos.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados