Chuveiro elétrico smart com Bluetooth e Wi-Fi é liberado para venda no Brasil

Ducali Premium é um chuveiro elétrico smart da Zagonel com recursos para ajustar temperatura, controlar o tempo do banho e mais

Bruno Gall De Blasi
Por
Chuveiro elétrico smart da Zagonel é apresentado durante a FEICON 2022 (Imagem: Reprodução/Facebook)

Os chuveiros elétricos também entraram para a turma de dispositivos inteligentes. Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou o módulo do Ducali Premium, apresentado como uma “ducha smart” pela fabricante Zagonel. Com a certificação, o produto já pode ser vendido no Brasil.

O transceptor de radiação restrita identificado pelo modelo “Ducali Premium” foi homologado em 25 de abril. O certificado de conformidade técnica dá outros detalhes. É o caso da única unidade fabril disponível, que fica localizada em Pinhalzinho (SC). 

Os arquivos da agência acessados pelo Tecnoblog dão algumas pistas preliminares sobre o produto. Na lista de especificações, por exemplo, a fabricante informa que o chuveiro tem Wi-Fi 802.11 b/g/n, mas somente com suporte à frequência de 2,4 GHz. Já o Bluetooth 4.2 possui elementos para reduzir o consumo de energia (BLE).

O documento especifica outros detalhes sobre o chuveiro elétrico smart. “[O] Ducali Premium é um módulo Wi-Fi + BLE embarcado especificamente em um equipamento para aquecimento de água denominado Ducali Premium”, diz o arquivo. Também há menção à presença do microcontrolador ESP32, da Espressif, no núcleo do módulo.

“O sistema operacional utilizado é o freeRTOS com LwIP”, informa o documento. “Atualização segura por ar (OTA) é também suportado, desta forma, usuários podem atualizar os produtos mesmo após seu lançamento, com o mínimo de esforço.”

Certificado de homologação do Ducali Premium (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Certificado de homologação do Ducali Premium (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Chuveiro elétrico smart foi apresentado na FEICON 2022

Os arquivos da Anatel, por outro lado, não apresentam muitas informações sobre a utilidade do chuveiro no dia a dia. Mas a Zagonel chegou a apresentar o seu chuveiro elétrico smart durante a exposição FEICON 2022, em São Paulo (SP). É o que mostra algumas fotos publicadas em uma página do Facebook. 

As imagens antecipam detalhes, como o visual, que será praticamente o mesmo do Ducali convencional. A diferença fica por uma pequena tela para, aparentemente, indicar a temperatura da água, tempo do banho e afins. O painel instalado ainda traz a imagem de um celular com os dizeres “ducha smart: você no controle!”.

Os expositores ainda falam sobre um “sistema híbrido”. Em entrar em muitas particularidades, a fabricante diz o seguinte: “você escolhe, ajuste a temperatura ideal para cada banho”. Mais abaixo, há menções ao controle parental, para limitar o tempo de banho da criançada, e a conectividade Bluetooth e Wi-Fi.

“Você no controle de todas as funcionalidades da ducha, desde temperatura, tempo de banho e consumo de água e energia”, diz o painel. O Ducali Premium também promete oferecer dicas para um consumo mais ecológico e econômico, o que pode ser bem útil. Afinal, a conta de luz anda bem salgada, não é mesmo?!

Apesar dessa breve apresentação, não há dados sobre o chuveiro elétrico smart no site da fabricante. Também não há informações sobre preço e a data de lançamento até o momento. O Tecnoblog entrou em contato com a Zagonel, mas não obteve um retorno até o momento de publicação.

O texto poderá ser atualizado no futuro em caso de resposta.

Colaborou: Everton Favretto

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados