Claro e-Chip traz suporte a eSIM de iPhones e celulares com Android
Claro é primeira operadora brasileira a suportar o eSIM em celulares; e-Chip pode ser adquirido nos canais de atendimento
Claro é primeira operadora brasileira a suportar o eSIM em celulares; e-Chip pode ser adquirido nos canais de atendimento
A Claro vai lançar um novo serviço chamado Claro e-Chip nesta sexta-feira (29), tornando-se a primeira operadora brasileira a suportar o eSIM em celulares. Trata-se de uma versão embutida e não-removível do SIM Card, presente nos iPhones mais recentes (XS, XS Max, XR) e em alguns smartphones com Android.
A ativação promete ser simples: você adquire o e-Chip em um dos canais de atendimento da operadora, e recebe um QR Code para baixar no aparelho o perfil de acesso à rede celular.
Você pode solicitar o e-Chip independentemente do plano, seja pré-pago, pós-pago ou controle. Em comunicado, a Claro diz que “a política comercial para ativação do eSIM será a mesma do chip físico”.
O serviço estará disponível a partir de 29 de março nas lojas próprias da Claro, e “em breve” nos outros canais de atendimento da operadora.
O eSIM (Embedded SIM) dispensa a necessidade de um chip físico e promete ser mais seguro: como ele não pode ser removido, fica mais fácil localizar o smartphone em caso de perda ou roubo.
A Claro diz que seu serviço e-Chip estará disponível para os aparelhos compatíveis com a tecnologia eSIM. O exemplo mais óbvio está no iPhone XS, XS Max e XR, que possuem uma forma diferente de dual-chip: eles têm bandeja para nano-SIM e um eSIM embutido. Dessa forma, é possível ter duas linhas em um só aparelho.
Alguns celulares Android também adotaram o eSIM, como o Google Pixel 2 e Pixel 3, mas são poucos por enquanto.
“Estamos lançando o serviço e-Chip imediatamente após a funcionalidade estar disponível nos primeiros smartphones compatíveis com a tecnologia no país”, diz Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro Brasil, no comunicado. Os iPhones mais recentes ganharam suporte ao eSIM no país com o iOS 12.2.
A Claro já oferecia suporte ao eSIM embutido no Apple Watch Series 3 e Series 4. A Vivo passou a fazer o mesmo nesta semana; ela contempla também o relógio Samsung Galaxy Watch.