Claro prepara suporte à tecnologia eSIM para iPhone XS e mais celulares

Tecnologia de chip embutido no aparelho permite usar duas linhas no iPhone; Claro já fornece eSIM para Apple Watch

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ativação do eSIM no iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Uma das grandes novidades do iPhone XS, XS Max e XR é o suporte a dois chips, mas de uma forma diferente do que estamos habituados: em vez de uma bandeja com duas entradas de SIM Card, o aparelho conta com um chip integrado não-removível chamado eSIM. A Claro deu indícios de que sua operação com o “e-chip” para celulares está chegando em breve.

A novidade foi apontada pelo MacMagazine: a Claro deve oferecer suporte ao eSIM ainda nesta semana, tanto para iPhones como para celulares Android compatíveis — o Google Pixel 3 é um exemplo.

A operadora já atua com essa tecnologia no Apple Watch com conectividade celular através do Claro Sync, mas o serviço para smartphones ainda não está disponível.

O site da Claro tem uma página dedicada ao eSIM, na qual a operadora chama a tecnologia de e-chip. A empresa cita três principais finalidades:

  • a possibilidade de um mesmo aparelho ter até dois números cadastrados em um único eSIM — sendo um de trabalho e outro pessoal, por exemplo;
  • a possibilidade de diferentes dispositivos compartilharem o mesmo número de celular e pacote de dados, útil para conectar smartwatches;
  • como o eSIM não pode ser removido, a tecnologia facilita a localização do dispositivo em caso de perda ou roubo.

O que falta saber sobre o eSIM na Claro

Ainda não foram divulgados detalhes sobre como a tecnologia vai funcionar; se um cliente precisa ativar numa loja física ou através de um aplicativo, por exemplo.

Também não sabemos se o eSIM ficará restrito a alguma categoria de plano, ou mesmo se haverá cobrança adicional. No Claro Sync, a operadora cobra R$ 29,90 por mês para compartilhar o plano com o Apple Watch, e a contratação só está disponível para clientes Claro Pós Ilimitado.

Seria muito interessante contratar um plano através de aplicativo, por exemplo. Os clientes poderiam ativar uma nova linha e escolher seu plano sem a necessidade de comparecer a uma loja física, nem aguardar a chegada do SIM Card físico para começar a usar o serviço. Várias operadoras no mundo que trabalham com eSIM oferecem essa facilidade.

No ano passado, Vivo e TIM afirmaram que trabalham para disponibilizar a tecnologia, enquanto a Oi diz ainda avaliar a melhor forma de oferecer o eSIM aos clientes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados