De garupa: viagens de Uber Moto chegam a São Paulo e ao Rio de Janeiro

Modalidade de viagem já estava disponível em outros municípios brasileiros, mas ainda não havia chegado nas capitais paulista e carioca

Paula Alves
Por
Serviço do Uber Moto chega a São Paulo e ao Rio de Janeiro / Uber / Divulgação
Uber Moto (Imagem: Divulgação / Uber)

Nesta quinta-feira (5), a Uber anunciou que seu serviço de viagem com motocicletas, o Uber Moto, foi lançado nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mais barato do que o UberX – modalidade mais popular da empresa, que possui o carro como meio de transporte –, ele também conta com recursos e medidas de segurança para usuários e motociclistas.

Lançado no Brasil ainda em novembro de 2020, o Uber Moto foi disponibilizado em 160 municípios brasileiros, antes de chegar nas duas maiores cidades do país.

Segundo Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil, ao longo destes dois anos a empresa estudou o uso do produto nestes lugares e avaliou o comportamento do serviço nos diferentes municípios.

“O que percebemos é que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes”, explicou Ceccato.

Como usar o Uber Moto com segurança

Assim como outras modalidades de viagem da Uber, o Uber Moto pode ser pedido diretamente pelo aplicativo da empresa. Ao fazer isso, o cliente pode checar os antecedentes do piloto e, se desejar, compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do motociclista e a sua localização no mapa, em tempo real.

Vale lembrar que para um condutor se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir nesta modalidade, ele precisa ter CNH definitiva com a observação de atividade remunerada (EAR).

Serviço do Uber Moto chega a São Paulo e ao Rio de Janeiro / Uber / Divulgação

Ao iniciar a viagem, é necessário que medidas de segurança e de respeito às leis de trânsito sejam adotadas tanto pelo cliente quanto pelo parceiro da empresa. Uma série de condutas que a Uber agrupou em um podcast e em uma série de vídeos educativos, enviados para os usuários e condutores que utilizam a modalidade.

Serviço do Uber Moto chega a São Paulo e ao Rio de Janeiro / Uber / Divulgação

Além disso, em tempos de enfrentamento à covid, é necessário também seguir as orientações determinadas pelas autoridades locais de saúde e algumas recomendações desenvolvidas pela empresa para este tipo específico de viagem.

Criadas com orientação médica, as medidas vão desde a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, até a higienização de capacetes extras (caso o usuário não leve seu próprio capacete) com produtos específicos e usados com toucas higiênicas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados