Elon Musk divulga planos para expandir internet Starlink da SpaceX
Serviço de internet de alta velocidade da SpaceX deve chegar a “vários milhares” de convidados dos EUA esta semana
Serviço de internet de alta velocidade da SpaceX deve chegar a “vários milhares” de convidados dos EUA esta semana
Elon Musk deu novas informações sobre o serviço de internet via satélite Starlink, da SpaceX. Em beta público desde a última semana, o projeto promete conexão de até 150 Mb/s e latência de 20 milissegundos deve chegar a “vários milhares” de convidados para testes ainda esta semana.
O anúncio foi feito por meio do perfil de Musk no Twitter, e diz respeito apenas a clientes dos Estados Unidos. Em seguida, deve ser a vez do Canadá e da Noruega – logo após os testes iniciais dos EUA.
Ainda de acordo com o CEO da SpaceX, o serviço pode chegar à Europa já no início de 2021. Musk explica que o lançamento depende da aprovação de cada país individualmente, já que não há um sistema único para toda a União Europeia. Ele acredita que as últimas aprovações devem chegar entre fevereiro e março do próximo ano.
Em resposta a outro usuário no Twitter, Elon Musk disse que a aprovação para o lançamento do Starlink na Índia deve acontecer em meados de 2021.
Determinadas regiões, como a Flórida, encontram limitações técnicas, e não regulatórias. De acordo com Musk, “estados de latitude mais baixa precisam de mais satélites em posição” – e a previsão é de que isso seja resolvido a partir de janeiro.
As primeiras experiências com o Starlink são promissoras: recentemente, um usuário do programa de testes relatou conseguir uma conexão de 120 Mb/s e suporte para streaming de vídeo de 1440p ou até 4K sem buffer.
As configurações de hardware ainda devem ser aprimoradas nos próximos meses. Elon Musk afirma que, atualmente, usuários levam cerca de 5 minutos para realizar esse processo, mas a ideia é que esse tempo caia para 3 minutos – sem conhecimento técnico necessário: “Basta apontar para o céu aberto e conectar!”, afirmou.
O preço é outro fator complicado – o kit com o equipamento inicial custa US$ 499 e, segundo Musk, a redução desse valor é um desafio para a SpaceX. Vale lembrar que há ainda uma taxa de US$ 99 por mês para a versão beta.
Com informações: Mashable e Slash Gear
Leia | O que é Starlink? Entenda como funciona a internet de Elon Musk