Sempre que pode, Elon Musk usa o Twitter para expressar suas opiniões de um jeito irreverente. Foi assim ao ironizar os comentários de que a Tesla estava à beira da falência, e ao anunciar a exclusão da página da montadora no Facebook.

No sábado (5), Musk foi à rede social para anunciar seus “novos planos”. “Estou começando uma empresa de doces e vai ser incrível. Estou sendo super sério”, publicou. O comentário tem como alvo o bilionário Warren Buffett.

Para entender a troca de comentários, é preciso voltar até a semana passada, na conferência de resultados trimestrais com acionistas da Tesla.

Na ocasião, Musk criticou a ideia de “fosso econômico” proposta por Buffett em 1999. Para uma empresa, isso significa criar uma ampla vantagem competitiva em relação aos adversários e, dessa forma, dificultar a concorrência em um setor.

“Isso é legal de uma forma pitoresca e antiga”, disse Musk. “Se a sua única defesa contra exércitos invasores for um fosso, você não vai durar muito”. Para o executivo, “o que importa é o ritmo da inovação, que é o determinante fundamental da competitividade”.

Buffett comentou a declaração no sábado, durante a reunião anual do conglomerado Berkshire Hathaway, que ele preside. O executivo reconheceu que algumas empresas ficaram mais “suscetíveis a invasões” por conta de avanços tecnológicos.

Foto por Stuart Isett/Fortune Conferences/Flickr

Warren Buffett

No entanto, ele voltou a defender a importância de as empresas buscarem vantagens competitivas. “Certamente você deveria estar trabalhando para melhorar seu próprio fosso e defendê-lo o tempo todo”, disse Buffett.

“Elon pode virar as coisas de cabeça pra baixo em algumas áreas, mas não acho que ele gostaria de competir conosco em doces”, completou. Buffett se refere à See’s Candies, que conta com mais de 200 lojas nos Estados Unidos e um grande fosso, isto é, uma forte base de consumidores, na costa oeste americana.

Isso serviu para Musk iniciar uma sequência de comentários no Twitter. A primeira reação do CEO da Tesla foi publicar uma cena do filme Trolls junto a uma notícia com a declaração de Buffett.

O executivo seguiu ironizando a fala de Buffett: “acaba de me ocorrer que o enredo de A Fantástica Fábrica de Chocolate é um absurdo”.

“OK, OK, só para eu saber, o que vocês gostariam de ter em doces?” A resposta veio do próprio Musk: criptodoces.

Ele continuou: “vou construir um fosso e enchê-lo de doces. Warren B não será capaz de resistir a investir! A kryptonita da Berkshire Hathaway”.

Por fim, Musk chegou ao ponto central de sua crítica: “dizer que você gosta de ‘fossos’ é apenas uma maneira agradável de dizer que você gosta de oligopólios”.

Os comentários de Musk sobre a criação de uma marca de doces certamente se tratam de uma brincadeira. Afinal, a principal preocupação do executivo no momento deve ser manter a produção da Tesla no ritmo desejado pelos investidores.

Com informações: Fortune, The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados