eSports podem ser regulamentados no Brasil com projeto de lei do Senado

O texto em análise no Senado formaliza a prática e a organização dos eSports no Brasil

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
FaZe Key é demitido do clube de esports após promover golpe com criptomoeda (Imagem: Sean Do/Unsplash)
Foto: Sean Do/Unsplash

O Senado pretende votar nesta terça-feira (11) um projeto de lei que regulamenta os eSports no Brasil. O texto prevê que, quando praticados de forma profissional, eles deverão seguir regras nacionais e internacionais de entidades de administração do esporte eletrônico.

Na prática, o Projeto de Lei do Senado (PLS 383/2017) formaliza os eSports. A matéria define o esporte eletrônico como “a prática desportiva em que duas ou mais pessoas ou equipes competem em modalidade de jogo com recursos das tecnologias da informação e comunicação”.

Os jogadores de eSports passam a ser oficialmente reconhecidos como atletas. Ao mesmo tempo, as ligas e entidades nacionais e regionais se tornam formalmente as responsáveis pela coordenação e a normatização dos esportes eletrônicos.

O projeto ainda estabelece 27 de junho como o Dia do Esporte Eletrônico. O texto do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi revisado pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), relator do texto na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.

Segundo Alcolumbre, a matéria foi reformulada para se tornar mais harmônica à Lei 9.615/1998, que define regras gerais para o esporte.

Em seu parecer, ele afirmou que o projeto preencherá “uma importante lacuna em nossa legislação, dando visibilidade e reconhecimento a essa nova e promissora modalidade esportiva que surgiu com o desenvolvimento das tecnologias digitais e dos videogames”.

Agora, a matéria será votada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O senador e relator do texto na CE, José Medeiros (Pode-MT) é favorável à aprovação do texto na forma da revisão aprovada pela CCT.

O projeto de regulamentação dos eSports no Senado é terminativo na CE. Por isso, caso seja aprovado nesta terça e não haja recurso para análise no Plenário, a matéria será encaminhada para tramitação na Câmara dos Deputados.

Com informações: Senado Federal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados