Este pendrive pode durar 200 anos, mas armazena apenas 8 KB

Blaustahl é um pendrive baseado em FRAM (RAM ferroelétrica), tipo de memória altamente resistente, mas extremamente cara

Emerson Alecrim
Por
Pendrive Blaustahl (imagem: reprodução/Machdyne)
Pendrive Blaustahl (imagem: reprodução/Machdyne)

Ao comprar um pendrive ou um cartão de memória, provavelmente você se preocupa com a sua capacidade de armazenamento. Mas o Blaustahl é diferente. Ele pode armazenar apenas 8 kilobytes (KB) de dados. O que o torna viável como produto é o seu potencial de vida útil: a sua memória pode durar mais de 200 anos.

Produzido pela Machdyne, o Blaustahl é baseado em memória FRAM (RAM ferroelétrica). Trata-se de uma tecnologia que demanda baixo consumo de energia e permite taxas de gravação ou leitura de dados mais elevadas em comparação com as memórias Flash tradicionalmente usadas em cartões de memória e pendrives.

Outro benefício da tecnologia FRAM é a sua alta resistência. De acordo com a Machdyne, essa característica faz o Blaustahl ter vida útil estimada em 95 anos sob temperaturas superiores a 55 °C ou mais de 200 anos sob temperaturas de aproximadamente 35 °C.

O dispositivo pode suportar ainda mais de 1 trilhão de ciclos de leitura e gravação de dados considerando uma temperatura operacional de cerca de 85 °C.

Para fins comparativos, a CNX Software explica que memórias do tipo Flash NAND, amplamente implementadas em SSDs, cartões de memória e afins, têm tempo de vida útil estimado em 16-20 anos.

Dependendo das condições de operação, memórias do tipo EEPROM, muito usadas em dispositivos eletrônicos, podem durar entre 100 e 200 anos, mas têm desempenho inferior e suportam menos ciclos de escrita de dados em relação à tecnologia FRAM.

Componentes do pendrive Blaustahl (imagem: reprodução/Machdyne)
Componentes do pendrive Blaustahl (imagem: reprodução/Machdyne)

Essas vantagens têm custo alto

Todos os benefícios da memória FRAM fazem esse tipo de tecnologia ser extremamente cara. É por isso que o Blaustahl tem apenas 8 KB. Capacidades maiores o tornariam menos acessível.

O pendrive também conta com 4 MB de memória Flash NOR combinado com um microcontrolador Raspberry Pi RP2040 para armazenar e gerenciar o firmware do dispositivo.

Em razão da capacidade limitadíssima de armazenamento, o Blaustahl é indicado apenas para guardar informações em texto. Tanto que o seu firmware inclui um editor de texto que pode ser acessado via ferramentas como PuTTY, Tera Term ou Minicom.

Mas, veja, é a memória FRAM que pode durar mais de 200 anos. É pouco provável que os demais componentes do pendrive durem tanto. Se a unidade tiver que ser lida daqui a dezenas de anos, provavelmente será necessário substituir componentes ou ler a memória FRAM em algum equipamento específico.

Seja lá qual forma a informação em texto que você precisa guardar por dois séculos, o Blaustahl pode ser seu pelo preço de 29,95 euros mais despesas de envio. O produto é despachado a partir da Alemanha. Espere-se que atualizações de firmware façam o dispositivo passar a oferecer recursos de criptografia.

Receba mais sobre Ferroelectric RAM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados