Executivo da Tesla volta à Apple e retoma rumor sobre carro autônomo

O retorno de Doug Field levanta especulações sobre os planos da Apple de criar seu veículo

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Logo (Imagem: Divulgação/Apple)

As movimentações de funcionários entre empresas de tecnologia são muito comuns. No entanto, umas se sobressaem às outras. É o caso de Doug Field, que foi recontratado pela Apple depois de sair da companhia em 2013, quando atuava como vice-presidente de engenharia de hardware do Mac.

A chegada do executivo, porém, levantou rumores sobre os planos da Apple em outra área: a de carros autônomos. Field passou os últimos cinco anos como vice-presidente de engenharia da Tesla, onde participou da produção do Model 3, e poderia contribuir com a criação de um novo veículo.

Ele deixou a Tesla em maio de 2018, antes de Elon Musk assumir suas funções para tentar elevar a produção do Model 3 e atender às demandas de acionistas.

Ao TechCrunch, a Apple confirmou o retorno de Field ao seu quadro de funcionários, mas não informou qual será o seu cargo. Segundo John Gruber, do Daring Fireball, o executivo se juntará a Bob Mansfield, seu ex-colega na divisão de Macs.

Os dois fariam parte do Project Titan, que inicialmente visava a construção de um carro autônomo. Em 2016, com o retorno de Mansfield de sua aposentadoria, os planos sofreram alterações.

No ano passado, o CEO Tim Cook afirmou que a empresa passou a se concentrar em sistemas de direção autônoma. Em vez de desenvolver seu próprio carro, a Apple estaria desenvolvendo uma plataforma capaz de ser usada por veículos de várias fabricantes.

Em maio deste ano, o New York Times indicou que a companhia chegou a um acordo com a Volkswagen para oferecer veículos autônomos e elétricos para funcionários se locomoverem em seu campus.

O retorno de Doug Field aliado a essa informação pode indicar que a Apple prepara alguma novidade para o futuro, seja com sistemas para outras montadores ou com seu próprio veículo autônomo.

Com informações: Mashable.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados