Facebook anuncia clone do Clubhouse, suporte a podcasts e Soundbites
A rede social anunciou diversos recursos baseados em áudio para ir além do Clubhouse; parceria com Spotify é uma das novidades
A rede social anunciou diversos recursos baseados em áudio para ir além do Clubhouse; parceria com Spotify é uma das novidades
O Facebook anunciou, nesta segunda-feira (19), novas ferramentas de áudio para bater de frente com o Clubhouse (e com todos os outros clones da plataforma de áudio). Além de lançar a sua própria versão da rede social, o Facebook agora traz suporte a podcasts e apresentou um recurso chamado Soundbites, para compartilhar sons em formato curto. A plataforma também fechou uma parceria com o Spotify para ouvir música dentro do aplicativo.
O Facebook já estava explorando alternativas possíveis para o Clubhouse há alguns meses. O recurso chegará tanto ao aplicativo principal quanto ao Messenger, começando pelos grupos da rede social. Inicialmente, as salas de áudio também estarão disponíveis para personalidades e especialistas, segundo a empresa. A previsão é de que todos os usuários tenham acesso à ferramenta até o final do ano.
Os planos para o futuro incluem que os fãs possam apoiar diretamente os criadores por meio de recompensas dentro do app (Stars). Além disso, a empresa planeja outras ferramentas de monetização, como salas de áudio por assinatura.
Já o recurso chamado Soundbites é uma espécie de TikTok (ou Instagram Reels), porém somente com áudio, no qual os usuários podem navegar por um feed de clipes de som curtos. A novidade começa a ser testada com um pequeno grupo de criadores de conteúdo nos próximos meses.
O Facebook também quer adicionar podcasts à sua plataforma. De acordo com Zuckerberg, há mais de 170 milhões de usuários do Facebook conectados a uma página de podcast na rede social. Porém, até o momento, não há uma forma de escutar os episódios dentro do Facebook.
A ideia é que, no futuro, seja mais fácil acessar esse conteúdo de forma mais fácil: os usuários poderão descobrir um novo áudio com base em seus interesses e reproduzi-lo, mesmo em segundo plano, enquanto navegam na rede social. Comentários e indicações de podcasts para amigos também fazem parte do projeto.
A parceria do Facebook com o Spotify é algo mais robusto, mas que está diretamente relacionado aos esforços da plataforma em aumentar os recursos de áudio, incluindo músicas e podcasts.
O chamado “Projeto Boombox” deve permitir que os usuários da rede social usem a integração com o serviço de streaming para compartilhar músicas, episódios e playlists em seu feed. O recurso poderá exibir um pequeno player que possibilitaria a execução de mídia diretamente pelo Facebook.
Segundo um porta-voz do Spotify, em resposta ao TechCrunch, a ambição da empresa “sempre foi tornar o Spotify onipresente em todas as plataformas e dispositivos”. A integração com o Facebook é, portanto, mais um passo para esse objetivo.
Assim como o Twitter, o Facebook parece também ter planos para lançar um produto de newsletters em breve – mais uma ferramenta que possa atrair criadores de conteúdo. Segundo Mark Zuckerberg, trata-se de “um produto em que um jornalista ou criador pode basicamente criar uma assinatura para as pessoas que desejam segui-los, que abrange um boletim informativo e um podcast – algo realmente poderoso”.
Com informações: Facebook e TechCrunch