Facebook e Telegram também querem copiar salas de áudio do Clubhouse

Após crescimento do Clubhouse, recursos de conversas em áudio devem ser oferecidos por cada vez mais aplicativos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses
Facebook em um Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Facebook em um Andoird (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O crescimento do Clubhouse fez outros serviços levarem recursos parecidos para seus usuários. Depois do Twitter apresentar o Spaces, é a vez de Facebook e Telegram trabalharem em suas salas de áudio. Os serviços já estão desenvolvendo seus clones e poderão liberar as soluções para todos os usuários em um futuro próximo.

O clone criado pelo Facebook foi encontrado pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que compartilhou algumas imagens do recurso. Ainda em desenvolvimento, as salas de áudio da rede social terão uma interface já conhecida. Como acontece no Clubhouse, a seção vai destacar fotos dos participantes que podem falar durante a conversa.

A plataforma deve oferecer opções para curtir a sala de áudio e compartilhá-la de diversas formas. A imagem compartilhada por Paluzzi indica que será possível enviar a sala para terceiros por meio de um link, do Messenger ou de posts no perfil e em grupos. Por enquanto, não há detalhes sobre as opções que os moderadores terão para gerenciar a conversa.

Clone do Facebook para o Clubhouse (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Clone do Facebook para o Clubhouse (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Telegram prepara salas de áudio em canais

O Telegram, por sua vez, trabalha para oferecer salas de áudio em canais. Segundo o TestingCatalog, a opção está sendo testada na versão beta 7.6 do aplicativo. As imagens indicam que, ao criarem as salas, os administradores poderão decidir se aparecem na conversas com o perfil pessoal ou com o perfil do canal.

No Telegram, as salas serão exibidas como um ícone flutuante. Com isso, será possível seguir usando o aplicativo sem deixar a conversa. O mensageiro também oferecerá uma opção para gravar a reunião e, depois, compartilhá-la no canal. Não há informações sobre quando o recurso será oficializado, mas, com o funcionamento na versão beta, é possível que isso aconteça nas próximas semanas.

Vale lembrar que Facebook e Telegram não são os únicos a trabalharem em clones do Clubhouse. O Instagram também prepara suas salas de áudio, que serão destacadas no Direct. As imagens não mostram o recurso em funcionamento, mas, aparentemente, a rede social de fotos oferecerá uma tela para usuários selecionarem os participantes e, então, iniciar a conversa.

Clone do Telegram para o Clubhouse (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Clone do Telegram para o Clubhouse (Imagem: Reprodução/TestingCatalog)

Com informações: XDA Developers.

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Temas populares