Instagram prepara clone do Clubhouse e criptografia de ponta a ponta
Com sucesso do Clubhouse, Instagram trabalha em recurso que permite criar salas de bate-papo em áudio
Com sucesso do Clubhouse, Instagram trabalha em recurso que permite criar salas de bate-papo em áudio
Depois do Twitter iniciar os testes do Spaces, outra rede social trabalha em sua versão do Clubhouse. O Instagram planeja oferecer salas de bate-papo de áudio, em que anfitriões das conversas podem gerenciar o momento de cada participante falar. A plataforma trabalha ainda para liberar conversas com criptografia de ponta a ponta.
Os rumores sobre a cópia do Instagram para o Clubhouse apareceram novamente após o desenvolvedor Alessandro Paluzzi compartilhar imagens do novo recurso. Segundo ele, as salas de bate-papo em voz da rede social serão criadas por meio da página do Direct.
O Instagram deve liberar um botão de microfone ao lado do botão de câmera, usado para criar salas de bate-papo em vídeo. As imagens não mostram o recurso em funcionamento, mas, aparentemente, ele ainda mostrará uma tela para usuários escolherem os demais participantes e, então, iniciar a conversa.
A rede social sinalizou há alguns dias que planeja permitir conversas somente em áudio. Ao anunciar as lives com até quatro participantes, a plataforma indicou que estava “explorando ferramentas mais interativas, como a oferta de controles de moderador e recursos de áudio, que estarão disponíveis nas próximas semanas”.
Com as salas de bate-papo em áudio, o Instagram pode se tornar o principal beneficiado da tendência observada nos últimos meses. Isso porque o Clubhouse ainda é bastante restrito: está disponível apenas no iOS e para usuários que receberem convite.
Ainda de acordo com Paluzzi, a rede social trabalha para liberar conversas com criptografia de ponta a ponta. A plataforma deverá informar sobre a nova camada de segurança ao abrir uma nova conversa no Direct. A tela usada para escolher os contatos mostrará o ícone de um cadeado, para indicar que as mensagens estarão mais seguras.
A camada de segurança fará o Instagram adotar o padrão do WhatsApp e deve permitir que os serviços avancem no plano de integrar as mensagens. Como anunciado em 2019 por Mark Zuckerberg, o Facebook vai permitir que usuários conversem mesmo com usuários que estão em outro serviço. A integração começou em setembro entre Instagram e Messenger, e, agora, deve ganhar uma nova etapa.
Com informações: XDA Developers.