O Facebook vem preparando um novo aplicativo para bate-papo em vídeo chamado Bonfire. Ele foi disponibilizado na App Store dinamarquesa, e parece ser mais um clone — desta vez, não do Snapchat.
O The Next Web descobriu o Bonfire na loja dinamarquesa. Ele foi lançado em meados de agosto e baixado apenas cerca de 2.000 vezes. Este mês, ele foi atualizado com o recurso de efeitos especiais.
Como nota o TechCrunch, o app é “um clone descarado” do Houseparty, focado em adolescentes e também feito para videochat em grupo. Ele foi lançado no ano passado, e recebeu um investimento de US$ 50 milhões.
Talvez você não conheça o Houseparty, mas ele é bastante popular nos EUA: há mais de um ano, ele está entre os 20 apps sociais mais baixados na App Store — isso ajuda a entender o interesse do Facebook.
No Bonfire, até oito amigos podem participar de um chat em vídeo, e também podem usar efeitos especiais, semelhantes aos que você encontraria no Instagram ou Snapchat. Há dois modos: todos os participantes podem ocupar o mesmo espaço na tela; ou a pessoa que estiver falando ocupa a maior parte.
Você precisa do Bonfire para iniciar um videochat no aplicativo; mas os amigos que você convidar podem participar através do Messenger. Reduzindo a barreira de entrada, o Facebook espera que o app tenha menos chances de fracassar por baixo uso (como ocorreu com o Lifestage, por exemplo).
Still playing around with Facebook’s Bonfire app… I think it’s going to be popular pic.twitter.com/ehg8lnUHyk
— Matt Navarra (I quit X. Follow me on Threads) (@MattNavarra) September 13, 2017
Em comunicado, o Facebook diz:
No Facebook, continuamos a criar e testar novos produtos e serviços. Nós temos muitas ótimas experiências para videochats em grupo ou individuais em toda nossa família de aplicativos, incluindo o Messenger. Estamos interessados em como as pessoas usam essa tecnologia e como podemos criar experiências excelentes para elas. Estamos executando um teste muito pequeno na Dinamarca de um aplicativo que chamamos de Bonfire. Não temos mais nada para compartilhar neste momento.
Se você estiver curioso, pode baixar o Bonfire seguindo essas instruções.
Com informações: TechCrunch, The Next Web.