Este é o novo visual do Facebook para iPhone, Android e web

Mark Zuckerberg anuncia FB5, redesign no Facebook para celulares e web com um visual mais limpo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Este é o novo visual do Facebook para iPhone, Android e web

Mark Zuckerberg acaba de revelar que o Facebook está ganhando um redesign nos celulares e na web: esta é a quinta versão da rede social, chamada FB5, e traz um visual mais limpo, mais velocidade, modo escuro (dark mode) e um novo logotipo. O anúncio foi feito durante a conferência F8 para desenvolvedores nesta terça-feira (30).

O objetivo de Zuckerberg é que as comunidades sejam tão centrais quanto amigos, por isso o Facebook dará mais foco aos grupos, tanto no desktop como no mobile. O feed de notícias continuará existindo, mas as comunidades terão um espaço maior. Os stories — que chegaram a 500 milhões de usuários — também ganharão mais destaque na parte superior.

O site imita o design dos aplicativos, com ícones na parte superior para notificações, Facebook Watch, Marketplace e mais. As notificações aparecem em uma barra na lateral, em vez de uma janela flutuante.

O visual ficou mais limpo, abusando do branco, e reduziu a utilização do azul. Também haverá um modo escuro, que você pode conferir mais abaixo na interface do Facebook Watch. A página de perfil foi atualizada com um visual mais simplificado.

No celular, os aplicativos também diminuirão o uso do azul: a cor está presente no logotipo do Facebook e nos ícones da barra superior. Enquanto isso, diversas áreas da interface passaram a ser brancas.

Esta interface começa a ser distribuída a partir de hoje: EUA e Canadá recebem o redesign no iOS e Android agora, com outros países sendo contemplados em breve. O novo Facebook para a web, no entanto, será lançado apenas daqui a alguns meses.

Reunimos abaixo mais imagens da nova interface. O que você achou?

Grupos e Marketplace no celular:

Notificações aparecem em uma barra lateral:

Perfil de usuário no desktop:

Modo escuro no Facebook para web:

Facebook Watch no modo escuro:

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados