Facebook deixa de exigir número de celular para recuperar senha
Recuperação de login em caso de perda de senha está sendo simplificada pelo Facebook
Recuperação de login em caso de perda de senha está sendo simplificada pelo Facebook
Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook enfrenta um desafio: permitir que todas essas pessoas possam recuperar suas credenciais com segurança caso esqueçam a senha de acesso à rede social. Para tanto, o serviço está implementando mudanças para simplificar a restauração do login. Uma delas envolve não exigir mais que o usuário informe o seu número de celular.
Essas mudanças valem principalmente para mercados emergentes. Neles, há uma base expressiva de usuários que, por limitações de acesso à internet ou falta de familiaridade com a tecnologia, não se cadastraram no Facebook com e-mail, o canal mais usado para recuperação de senhas.
Na ausência de e-mail, uma das soluções para recuperação de credenciais acaba sendo o número de celular. Graças a acordos com operadoras de telefonia, o Facebook permite que o usuário recupere o seu login se comprovar a sua identidade por meio da sua linha móvel.
O Facebook percebeu, porém, que muitos usuários — sobretudo da América Latina, Ásia e África — têm dificuldades para utilizar essa opção por conta do uso de múltiplos cartões SIM: é comum que eles tenham duas ou mais linhas de celular para reduzir os custos de acesso ou conseguir o melhor sinal.
Nessas circunstâncias, os números podem ser trocados com frequência. Para piorar, é comum o usuário não se lembrar qual deles foi associado à sua conta na rede social.
Com as mudanças anunciadas nesta semana, o Facebook passa a exibir na tela de logout de seus aplicativos (incluindo o Facebook Lite) a opção de o usuário salvar seus dados de login para acesso posterior, função semelhante ao armazenamento de senhas dos navegadores.
Falando neles, a versão web móvel do Facebook também passa a ser capaz de armazenar os dados de login para acesso futuro.
A recuperação de senha via linha telefônica continua existindo, mas de modo mais transparente: as telas de login, registro de nova conta e restauração de acesso agora informam que o Facebook solicita e recebe o número de telefone atual a partir da rede móvel.
Essa informação é usada para o preenchimento automático de campos no processo de recuperação de login. No entanto, agora o usuário passa a ter a opção de não compartilhar seu número de telefone para esse fim. Nesse caso, o preenchimento de todos os campos terá que ser feito manualmente.
As mudanças estão sendo implementadas gradativamente.