Facebook passa a oferecer concorrente do Clubhouse e Twitter Spaces

Contas verificadas e figuras públicas podem criar salas de bate-papo ao vivo por áudio, formato parecido com o Clubhouse e Twitter Spaces

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook lança salas de bate-papo ao vivo por áudio (Imagem: Facebook/ Divulgação)
Novas salas de bate-papo ao vivo por áudio do app do Facebook para iOS e Android (Imagem: Facebook/ Divulgação)

O Facebook lançou salas de conversa ao vivo nesta segunda-feira (21), nos Estados Unidos, em formato parecido com o de Clubhouse e Twitter Spaces. A plataforma ainda abriu o recurso para ouvir podcasts em sua própria rede, para concorrer com Spotify – que anunciou a Spotify Greenroom na semana passada – e com a Apple. Será possível ouvir bate-papos por áudio de figuras públicas, contas verificadas e grupos. Inicialmente, apenas usuários do app para iOS podem utilizar o novo recurso de lives.

Ferramenta do Facebook vai permitir doações à ONGs

O bate-papo por áudio ao vivo vai permitir com que contas verificadas de figuras públicas, especialistas ou grupos criem conversas que podem ser ouvidas por um número ilimitado de usuários. Quem transmite pode convidar qualquer um para falar na sala – dentro de um limite de 50 palestrantes – antes ou durante a live.

Em grupos do Facebook, quem determina a criação das salas são os moderadores. Nos privados, só membros podem ouvir as conversas; em páginas públicas, qualquer um pode sintonizar. Os administradores da live podem escolher uma ONG ou fundo de arrecadação para receber doações de quem acompanha.

Ouvintes poderão doar para ONGs e fundos de arrecadação (Imagem: Facebook/ Divulgação)

Ouvintes poderão doar para ONGs e fundos de arrecadação (Imagem: Facebook/ Divulgação)

O usuário do aplicativo da rede social por iOS ou Android pode descobrir novas salas de áudio ao vivo pelo feed de notícias ou notificações; ele também pode ativar alertas para saber quando uma conversa ao vivo entra no ar. Enquanto escuta, ele será informado se um amigo ou seguidor também estiver ouvindo.

Conversas de contas que você segue vão aparecer no feed (Imagem: Facebook/ Divulgação)

Conversas de contas que você segue vão aparecer no feed (Imagem: Facebook/ Divulgação)

Dentro da sala, a pessoa pode habilitar legendas ao vivo, levantar a mão caso queira ser convidada a falar, ou usar reações para participar. O Facebook diz que ouvintes podem avaliar as transmissões por meio de estrelas – que podem ser compradas e já estão disponíveis em pacotes dentro da plataforma. Quem enviar estrelas terá acesso a “fileira da frente”, que destaca os comentários e interações com o anfitrião da live.

Seguidores podem comprar e enviar estrelas para contas que usam live de áudio (Imagem: Facebook/ Divulgação)

Seguidores podem comprar e enviar estrelas par quem faz live (Imagem: Facebook/ Divulgação)

Facebook quer lançar publicação em áudio para criadores

O Facebook anunciou em abril que faria sua plataforma de podcasts própria. Com o lançamento, usuários poderão acessar a programas de áudio por meio do feed ou das páginas dos próprios criadores. Esse recurso, por enquanto, está disponível apenas para a quem acessa a rede social nos EUA.

Os programas poderão ser ouvidos em formato miniplayer ou tela-cheia, e com o display do celular desligado – como funciona no Spotify ou Apple Podcasts. Ouvintes podem compartilhar, reagir, comentar e salvar episódios. O Facebook diz que deve implementar ainda neste verão a opção de salvar e compartilhar clipes curtos das transmissões e ativar legendas para os programas.

A rede social diz em publicação no seu blog que vai larçar mais produtos e melhorias relacionadas a áudio em breve: melhorias do som de fundo de vídeos e uma central de ouvintes única estão por vir. O Facebook também planeja apresentar um novo recurso: “No futuro, estamos colaborando com criadores que usarão nossas ferramentas de áudio para desenvolver e lançar o Soundbites – curtos e criativos clipes de áudio.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados