Facebook acaba de transferir um importante projeto para a Linux Foundation

Ent, framework de código aberto criado pelo Facebook para a linguagem de programação Go, agora está nas mãos da Linux Foundation

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 7 meses

Nesta semana, o Facebook fez uma importante contribuição para o universo do código-fonte aberto. Em 2019, a companhia criou o Ent, um framework para a linguagem de programação Go que facilita a manutenção de projetos que envolvem grandes modelos de dados. Pois bem, a iniciativa acaba de ser transferida para a Linux Foundation.

O Ent foi criado pela equipe do Facebook Connectivity para facilitar o trabalho de desenvolvedores que precisam manter um base de código para gerenciar numerosos tipos de entidades diferentes, bem como os complexos relacionamentos entre elas.

Por ter código-fonte aberto — o Facebook disponibilizou o projeto publicamente sob uma licença Apache —, o Ent passou a ser usado por várias organizações e recebeu contribuições de algumas delas, como GitHub (onde o projeto é hospedado), Mail.ru, Scaleway e Virta Health.

Ao mesmo tempo, o Ent passou a ser usado pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF), uma organização ligada à Linux Foundation que apoia e promove soluções para as nuvens.

Com Linux Foundation, uso do Ent deve aumentar

Se em dois anos o Ent alcançou uma base importante de utilizadores e contribuições, por que transferir o projeto para a Linux Foundation? Ariel Mashraki, criador da iniciativa, explica que a organização segue um modelo de governança neutra (ou seja, que não privilegia nenhuma empresa ou entidade) e isso deve fazer a adesão ao Ent crescer.

(…) Esperamos dobrar o crescimento do Ent como padrão da indústria para acesso a dados em Go. Espere encontrar muitos projetos de desenvolvimento empolgantes na comunidade nos próximos seis meses e nós convidamos todos as participarem.

Ariel Mashraki

O Ent não é o único projeto de software que nasceu no Facebook (ou pelas mãos de desenvolvedores da companhia) e foi transferido para a Linux Foundation ou é apoiado por esta.

GraphQL (linguagem de consulta), Presto (sistema para consultas SQL distribuídas), ONNX (formato aberto criado para representar modelos de aprendizagem de máquina) e Magma (plataforma aberta para construção de redes sem fio) são exemplos de projetos que já haviam seguido por esse caminho.

Relacionados

Autor(a)

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.