Fairphone 2, lançado com Android 5, recebe oficialmente Android 9

Versão oficial do Android 9 chega ao Fairphone 2, celular lançado em 2015 com Android 5 e processador Qualcomm Snapdragon 801

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fairphone 2 (Imagem: Divulgação/Fairphone)
Fairphone 2 (Imagem: Divulgação/Fairphone)

O Fairphone 2 recebeu o Android 9 (Pie) oficialmente nesta quinta-feira (25). A atualização do sistema operacional chegou ao celular ético e sustentável da Fairphone cinco anos após seu lançamento. O smartphone, vale lembrar, foi apresentado em 2015 com Android 5 de fábrica e processador Snapdragon 801.

A versão oficial do sistema operacional chegou aos usuários depois que a Fairphone iniciou os testes do Android 9 em junho de 2020. De acordo com a fabricante, a atualização coloca o Fairphone 2 entre os poucos telefones com Android lançados em 2015 a receberem suporte de software contínuo até os dias atuais.

“Para chegar onde estamos hoje, tivemos que passar por aproximadamente 477.000 testes do Google e passar em todos eles para obter a certificação”, afirmaram. “Isso é uma grande conquista para nós”.

A atualização para o Android 9 promete dar uma sobrevida ao celular modular, que anteriormente contava com Android 7.1. Lançado com Android 5, o Fairphone 2 chegou ao público com o processador Qualcomm Snapdragon 801 (quad-core de até 2,26 GHz) e 2 GB de RAM. A lista de especificações ainda menciona uma tela de 5 polegadas.

A atualização começou a ser liberada nesta quinta-feira, 25 de março de 2021, e continuará até 18 de abril. O Fairphone 2 não está mais à venda no site da fabricante.

Fairphone 3+ (Imagem: Divulgação/Fairphone)

Fairphone 3+ (Imagem: Divulgação/Fairphone)

Fairphone 3+ traz câmera de 48 megapixels e Android 10

O Fairphone 3+ é o último celular apresentado pela companhia. Anunciado em agosto de 2020, o destaque do lançamento fica pela câmera de 48 megapixels, que também pode ser instalada no Fairphone 3 graças ao design modular dos dois smartphones. Além disso, o telefone é produzido com 40% de plásticos reciclados.

O celular possui uma tela de 5,65 polegadas com resolução Full HD+. Em seu interior, o processador Snapdragon 632, 4 GB de RAM e o 64 GB de armazenamento marcam presença. A bateria removível é de 3.040 mAh.

Na caixa, o consumidor encontra, além do smartphone com Android 10 de fábrica, o manual e uma pequena chave de fenda para realizar reparos ou trocar peças. O carregador e o cabo USB-C não acompanham o produto. Mas a companhia encoraja o uso de acessórios que já estiverem disponíveis em casa.

O lançamento chegou às lojas da Europa com o preço sugerido de 469 euros, o equivalente a cerca de R$ 3.110 em conversão direta. A quem possui o Fairphone 3 e se interessa em melhorar a câmera, o módulo com sensor de 48 megapixels pode ser adquirido por 59,95 euros (por volta de R$ 400).

Com informações: Fairphone (Blog) e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados