A Mozilla continua na ofensiva para conquistar o espaço perdido para o Chrome. O Firefox 56 ganhou um recurso para fazer capturas de tela e compartilhá-las facilmente; e também para enviar abas entre PC e smartphone.
Você acessa o Firefox Screenshots, atualmente em beta, clicando no botão ao lado da barra de endereços. Então, há duas alternativas: ou você passa o mouse pelos elementos da página e clica em um deles para selecionar; ou clica e arrasta para escolher exatamente a área que quiser.
Eu notei que a opção de clicar e arrastar não funciona direito se você tiver a extensão NoScript; espero que isso seja resolvido até o Firefox Screenshots sair do beta.
É possível salvar a imagem no seu computador, ou enviá-la para screenshots.firefox.com; neste caso, o endereço é copiado automaticamente para a área de transferência, e você pode colar onde quiser.
Esses links expiram por padrão em 14 dias, mas você pode mudar isso: o prazo vai de “10 minutos” até “indefinidamente”.
O Firefox Screenshots saiu de um programa chamado Test Pilot, que permite aos usuários testar novos recursos que a Mozilla prepara no navegador. Para conferir os experimentos atuais, visite testpilot.firefox.com.
O Firefox 56 também permite enviar links do PC para o smartphone: você clica com o botão direito na aba e seleciona “Enviar aba para dispositivo”. Também é possível fazer isso no sentido inverso: abra o menu do Firefox para iPhone ou Android, toque no ícone de avião e escolha o dispositivo.
O Firefox Sync precisa estar ativado para isso funcionar. A Mozilla nota que os links são criptografados de ponta a ponta, ou seja, ela não tem como saber o que você enviou.
Além disso, o navegador ganhou preenchimento automático de formulários, guardando dados pessoais como nome e endereço. Isso está sendo liberado de maneira gradual, começando nos EUA e no desktop.
A Mozilla avisa que este é mais um passo rumo ao Firefox Quantum, que promete o dobro de desempenho e traz um visual renovado. Ele será lançado em 14 de novembro.
Com informações: Mozilla.