Galaxy A51 brasileiro é atualizado para Android 12 e recebe One UI 4.1

Android 12 chega ao Galaxy A51 com a One UI 4.1; atualização oferece novas ferramentas de privacidade e mudanças no design

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy A51

Samsung está dando sequência ao seu cronograma de atualizações. Nesta semana, a marca sul-coreana começou a distribuir o Android 12 com a interface One UI 4.1 aos donos do Galaxy A51 brasileiro. A atualização está disponível tanto para as unidades adquiridas no varejo quanto aos telefones comprados em lojas de operadoras.

Os relatos sobre a atualização começaram a surgir no fórum Samsung Members. Em um tópico aberto nesta quinta-feira (21), um usuário afirmou que o Android 12 foi liberado para o Galaxy A51. A nova versão começou a ser distribuída primeiro para unidades compradas nas operadoras Claro (ZTA), TIM (ZTM) e Vivo (ZVV), mas também está disponível na variante sem modificações para operadoras (ZTO).

“Se eu te falar que chegou nos celulares vinculados à operadora primeiro, não acredita”, comentou um usuário da comunidade. Logo depois, uma pessoa afirmou que a Samsung também liberou o Android 12 para modelos comprados no varejo. Além disso, os arquivos internos usados pelos celulares para verificar se há algum update disponível falam que todas as unidades já receberam a nova versão.

Um usuário do fórum compartilhou uma captura de tela da atualização para uma unidade personalizada pela Vivo (ZVV). Além de citar o Android 12, as notas também mencionam a One UI 4.1 e o pacote de segurança de 1º de abril de 2022. Em outro tópico, um usuário do fórum informou que o update levou o RAM Plus, recurso de memória virtual da Samsung, ao seu celular.

Galaxy A51 recebe atualização para o Android 12 (Imagem: Reprodução/Samsung Members)
Galaxy A51 recebe atualização para o Android 12 (Imagem: Reprodução/Samsung Members)

Como atualizar o Galaxy A51 para o Android 12?

A atualização, no geral, chega aos usuários através de uma notificação. Neste caso, basta seguir as instruções do aviso e prosseguir com a instalação. Caso o alerta não apareça, você pode fazer uma verificação manual:

  1. Acesse as configurações do seu celular;
  2. Abra a opção “Atualização de software”;
  3. Toque em “Baixar e instalar”.

O sistema irá verificar se há atualizações disponíveis no momento. Caso positivo, siga todos os passos instruídos pela Samsung para atualizar o seu Galaxy A51 para o Android 12. Vale lembrar que é recomendável fazer a instalação com o celular conectado no Wi-Fi e ligado na tomada.

One UI 4 com Android 12 terá mudanças no visual e mais (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4 com Android 12 terá mudanças no visual e mais (Imagem: Divulgação/Samsung)

O que há de novo no Android 12?

O Android 12 começou a ser distribuído no fim do ano passado. Entre os destaques da atualização, estão as cores dinâmicas, que personalizam a interface do sistema operacional de acordo com o papel de parede. A nova versão também ganhou um painel de privacidade para administrar permissões oferecidas aos aplicativos.

Já a One UI 4.1 veio à público junto com o Galaxy S22. A atualização da interface oferece a opção de escolher a quantidade da memória virtual, algo que antes não era possível ao acessar as configurações do RAM Plus. A nova versão da interface ainda traz melhoria para câmeras, no teclado e em outros recursos do sistema operacional.

Conheça todas as novidades do Android 12.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados