Android 12 da Samsung com One UI 4.1 dá opção de até 8 GB de RAM virtual

One UI 4.1 para celulares e tablets da Samsung chega aos usuários com melhorias na memória virtual e no aplicativo de câmeras

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S22+ (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Samsung também revelou a One UI 4.1 nesta quarta-feira (9). A nova versão da interface que acompanhará a linha Galaxy S22 traz algumas novidades aos celulares da marca, como a opção de usar a memória RAM virtual de até 8 GB. A atualização também engloba melhorias no aplicativo de câmera e outros recursos.

O RAM Plus é um recurso que começou a dar as caras no ano passado. Basicamente, a função pega uma porção do armazenamento e transforma em uma RAM virtual para melhorar o desempenho do dispositivo. Esta “troca” também auxilia na multitarefa, pois o celular ou tablet ganha mais memória nesse processo.

O problema é que esta função estava limitada somente a 4 GB. Em outras palavras: se o celular tivesse 8 GB de RAM física, o usuário só conseguia acumular 12 GB de memória total com o RAM Plus, sem opção para aumentar ou diminuir essa quantia. Mas esta questão foi resolvida na One UI 4.1 ao inserir uma configuração para definir se a memória virtual será de 2 GB, 4 GB, 6 GB ou 8 GB.

RAM Plus agora possui opção para escolher a quantidade de memória virtual (Imagem: Reprodução/SamMobile)
RAM Plus agora possui opção para escolher a quantidade de memória virtual (Imagem: Reprodução/SamMobile)

One UI 4.1 traz melhorias em filmagens profissionais

A lista de novidades não para por aí. É o caso do aplicativo de câmera, que passou a permitir o uso do modo profissional para filmagens com qualquer sensor. A Samsung ainda anunciou que alguns dos seus recursos nativos de fotografia estão disponíveis nos aplicativos de redes sociais como o Instagram, TikTok e Snapchat.

Em termos de produtividade, o app de calendário tornou-se inteligente e agora coleta informações de mensagens, por exemplo, para criar um evento. A integração entre os dispositivos Galaxy também foi aprimorada: agora é possível começar uma edição de foto ou vídeo no celular e terminar em uma tela maior, como um tablet.

A integração vai além. Com o Windows, os usuários podem continuar a executar seus aplicativos do celular no computador. Já a One UI Tab 4, a versão da interface para tablets, foi otimizada para executar em telas maiores e recebeu melhorias na multitarefa para que mais apps sejam executados simultaneamente na mesma tela.

A atualização já está disponível no Galaxy S22, S22+ e Galaxy S22 Ultra. Os celulares, vale lembrar, foram lançados nesta quarta-feira (9) com melhorias nas câmeras e chegarão às lojas do Brasil com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1. A expectativa é de que a One UI 4.1 comece a ser liberada aos demais celulares e tablets em breve.

https://www.youtube.com/watch?v=HomE77oJ4jk

Com informações: SamMobile (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados