Samsung libera One UI 5.1 para Galaxy A51 e Galaxy A23 5G

Aparelhos tiveram que esperar mais do que o previsto para receber novo sistema; galeria de fotos e modo multitarefas ganharam mais recursos

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Galaxy A51
Galaxy A51 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Samsung costuma ser bem rápida para atualizar para seus smartphones e tablets, mas, de vez em quando, alguns modelos ficam para trás. Foi o caso Galaxy A51 e o Galaxy A23 5G, que receberam a One UI 5.1 nos últimos dias.

O Galaxy A51 recebeu o update na última sexta-feira (7). O número da compilação é A515FXXU7HWF5, e ela conta com o patch de segurança de junho de 2023.

Lançado em janeiro de 2020, o Galaxy A51 chegou às lojas com Android 10. Três anos depois, ele continua sendo atualizado — o Android 13 foi liberado para ele em fevereiro de 2023. Porém, isso não deve durar por muito tempo: a previsão é que ele não receba o Android 14.

De qualquer forma, foi um suporte bastante longo para um aparelho intermediário. Ele foi um dos primeiros contemplados pela política de três atualizações de Android, implementada pela Samsung em 2020.

Galaxy A23 5G possui três opções de cores (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy A23 5G possui três opções de cores (Imagem: Divulgação/Samsung)

Já o Galaxy A23 5G foi atualizado em 28 de junho de 2023. O código da compilação é A236MUBU3BWF2, e o patch de segurança é de maio de 2023.

O modelo é mais recente: o Galaxy A23 com 5G foi lançado em janeiro de 2023, quase um ano depois da versão só com 4G. Na caixa, ele vem com Android 12, mas a versão 13 do sistema operacional foi liberada no mesmo mês.

Enquanto a versão 5G só recebeu a mais recente atualização só em junho, o Galaxy A23 4G teve sua One UI 5.1 liberada em abril de 2023.

Como atualizar seu Galaxy

Geralmente, uma notificação avisa que existem novos updates disponíveis para seu smartphone Galaxy. Também dá para verificar manualmente:

  1. Vá até “Configurações”.
  2. Toque em “Atualização de software”.
  3. Escolha “Baixar e Instalar”.

One UI 5.1: o que há de novo

A One UI é a camada de software que a Samsung desenvolve e coloca sobre o Android do Google. Ela traz recursos e aplicativos adicionais.

A One UI 5.1 traz as seguintes novidades:

  • Melhoria na pesquisa de fotos do app Galeria — agora dá para buscar mais de uma pessoa ou de um assunto ao mesmo tempo.
  • Álbuns compartilhados com familiares e amigos.
  • Novo painel de informações para fotos e vídeos.
  • Opção de arrastar apps para minimizar ou colocar em tela cheia.
  • Acesso rápido a apps mais usados em tela dividida.
  • Alteração automática de papéis de parede com base no modo selecionado.
  • Novas ações para rotinas, para controlar Quick Share, sensibilidade da tela, toque e estilo da fonte.
  • Acesso rápido a informações de clima.
  • Gráfico de precipitação por hora.
  • Resumo de condições meteorológicas no widget Clima.
  • Integração do Samsung Internet com o computador.
  • Pesquisa aprimorada de pastas de favoritos e grupos de abas.
  • Acesso ao nível de bateria de Galaxy Buds, Galaxy Watch e outros dispositivos por meio de um widget.

Receba mais sobre Galaxy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados