Galaxy S20 Ultra perde do Huawei P40 Pro e Xiaomi Mi 10 Pro em teste de câmera
Câmera de 108 megapixels e zoom de até 100x do Samsung Galaxy S20 Ultra fica em sétimo lugar no DxOMark
Câmera de 108 megapixels e zoom de até 100x do Samsung Galaxy S20 Ultra fica em sétimo lugar no DxOMark
Demorou um pouco, mas o DxOMark publicou na quarta-feira (22) uma análise da câmera do Galaxy S20 Ultra, que possui um sensor principal de 108 megapixels e destaca o zoom de até 100x para tirar fotos de objetos distantes. Desta vez, o topo de linha da Samsung não chegou a ameaçar os primeiros do ranking: ele ficou em sétimo lugar, com 122 pontos, abaixo de nomes como Huawei P40 Pro e Xiaomi Mi 10 Pro.
O Galaxy S20 Ultra tem um conjunto de quatro câmeras. A principal, de 108 megapixels, tem o mesmo sensor que equipa o Mi 10 Pro, desenvolvido em uma parceria entre Samsung e Xiaomi. Além disso, há uma ultrawide de 12 megapixels, uma telefoto de 48 megapixels com zoom óptico de 4x e uma câmera de tempo de voo (ToF) para detectar profundidade. Além das capacidades de foto, o aparelho filma em 8K.
Nos testes do DxOMark, o Galaxy S20 Ultra ficou com 132 pontos em fotografia e 102 em vídeo. Apesar de utilizar o mesmo sensor principal, o Xiaomi Mi 10 Pro se saiu melhor que o modelo da Samsung, com 134 pontos e 104 pontos, respectivamente, ocupando a quarta posição. Já o Huawei P40 Pro continua na liderança isolada, com 140 pontos em fotografia, impulsionado principalmente pelo zoom.
Em fotografia, o Galaxy S20 Ultra foi descrito como tendo uma “qualidade de imagem geralmente excelente, mas algumas pequenas fraquezas significam que não atende aos padrões muito altos e à consistência dos dispositivos no topo da nossa lista”. Ele ganhou pontos pelo bom alcance dinâmico, boas cores, ruído controlado e boa exposição com a câmera ultrawide ou utilizando o flash.
No entanto, o aparelho da Samsung pecou pelo foco automático, que é lento com baixa iluminação; e pelos problemas com o balanço de branco tanto em ambientes internos quanto externos. As fotografias tiradas com maior campo de visão podem apresentar artefatos visíveis, baixo ruído e estouros em áreas iluminadas, enquanto o modo noturno tende a subexpor as imagens e gerar ruídos, um problema que notamos em nosso comparativo.
Os vídeos gerados pelo Galaxy S20 Ultra foram criticados pelo alcance dinâmico limitado em tomadas feitas em condições de alto contraste, com paisagens naturais. Em compensação, o foco automático, que foi um problema nas fotos, se mostrou ágil nas gravações de vídeo. A definição foi comparável aos melhores do ranking em cenas com mais iluminação, mas a textura sofreu um pouco em ambientes escuros.
A conclusão do laboratório é que o Galaxy S20 Ultra é, no geral, um bom smartphone para fotografia, mas alguns problemas no zoom, foco automático e modo noturno impediram que o topo de linha da Samsung atingisse o topo da lista. O teste completo pode ser consultado nesta página.
Este é um momento diferente para a Samsung, acostumada a liderar os testes de câmera do DxOMark. O Galaxy S10+ atingiu o topo da lista quando foi lançado, também empatando com um aparelho da Huawei, o P20 Pro. O Galaxy S9+ teve a “melhor câmera de smartphone já testada“, superando o então líder Google Pixel 2.
Leia | O que é DxOMark ranking?