Galaxy S21 e Z Fold 4 recebem atualização para tirar fotos das estrelas

Último update do Expert RAW traz recurso astrofotografia para mais smartphones da linha Galaxy; ferramenta auxilia a captação de fotos de corpos celestes

Felipe Freitas
Por
Galaxy S21 Ultra nas cores preto e prata (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy S21 Ultra é um dos novos smartphones compatíveis com o recurso astrofotografia (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung liberou o recurso astrofotografia para mais smartphones. A última atualização do aplicativo Expert RAW traz a ferramenta para os celulares da linha Galaxy S21 e para o Z Fold 4. Com a opção da astrofotografia da Samsung, o usuário pode capturar fotos de longa-exposição do céu noturno, registrando estrelas e outros corpos celestes.

O recurso foi lançado pela Samsung em outubro de 2022, uma resposta tardia ao modo de astrofotografia lançado pelo Google em 2019. A estreia veio nos smartphones da linha Galaxy S22. Para ativar a ferramenta, o usuário precisa abrir o app Expert RAW, usado para capturar imagens em qualidade máxima, e selecionar o ícone de “constelação” no canto superior direito da tela.

Astrofotografia agrada fãs de astronomia e de fotografia

O modo astrofotografia do Expert RAW é um recurso que animará os fãs de astronomia e fotografia. Ao ativar o modo, chamado de astrophoto em inglês, o usuário pode selecionar o tempo de exposição da captura. O tempo mínimo é de quatro minutos, com máximo de 10 minutos.

O usuário ainda pode escolher as exposições múltiplas, na qual diversas fotos são combinadas. O recurso astrofotografia possui um mapa do céu noturno, que pode ser ativado ou desativado. Ao ativar o mapa, você verá ícones que mostram constelações, planetas, posições de galáxias e estrelas — similar aos aplicativos Stellarium e SkyView.

Se você gostou do recurso, possui um smartphone compatível e quer registrar imagens do céu noturno, é importante usar um tripé — ou algum suporte para manter o celular parado — e ir para um lugar longe da cidade. Quanto mais longe da poluição noturna, melhor para registrar estrelas e até o braço da nossa Via Láctea. Estar em um lugar alto também auxilia em um melhor registrado.

O One UI precisa estar na versão 5.1 para liberar o recurso astrofotografia no Expert RAW. A ferramenta também está disponível para a linha Galaxy S22 e Galaxy S23.

Com informações: Gizmochina e SamMobile

Receba mais sobre Galaxy Z Fold 4 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados