Gboard: Google sugere reiniciar celular Android com problema no teclado

Gboard parou de funcionar: atualização do Google promete corrigir bug em teclado para smartphones Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 9 meses
Gboard do Google

Uma atualização do Gboard causou problemas para diversos usuários do Android: o teclado parou de funcionar, atrapalhando a experiência ou impedindo o desbloqueio por senha. O Google está ciente do bug e promete resolvê-lo com outro update; em alguns casos, será necessário reiniciar o celular.

“Estamos cientes de uma falha em uma atualização recente para usuários do Gboard no Android 7.1 e versões anteriores que causou um mau funcionamento no teclado”, diz o Google em comunicado ao Tecnoblog. “Já estamos corrigindo o problema.”

A empresa explica que, para a maioria das pessoas, o Gboard será atualizado automaticamente. No entanto, para alguns usuários, “pode ser necessário reiniciar o dispositivo para que a atualização passe a funcionar”.

Você pode forçar a atualização de algumas formas:

  • abra a Play Store e procure por Gboard no campo de busca;
  • se não for possível digitar, toque no microfone e use o comando por voz;
  • se você não conseguir desbloquear o smartphone, vá em play.google.com no computador, procure pelo Gboard e clique em Atualizar.

É possível seguir esses passos para instalar outro teclado como o SwiftKey, Chrooma ou Fleksy.

Usuários veem erro “Gboard parou de funcionar”

Há diversos relatos de problemas no Twitter, no fórum de ajuda do Google e nas resenhas da Play Store. Usuários veem a mensagem “Gboard foi interrompido”, “Gboard parou de funcionar” ou “Gboard apresenta falhas continuamente”.

O bug no teclado acabou impedindo o acesso ao celular para algumas pessoas, já que não é possível digitar a senha para desbloqueá-lo. E, em alguns casos, o sistema não deixa trocar de teclado. Sem o desbloqueio, também não há como instalar uma alternativa como o SwiftKey através da Play Store na web.

O Gboard acumula mais de 1 bilhão de instalações em todo o mundo. Ele vem ativado por padrão em dispositivos da Motorola, enquanto Samsung e LG usam teclados proprietários.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados