Gemini grátis fica mais rápido com adoção do LLM 1.5 Flash

Nova versão do Gemini é capaz de processar quatro vezes mais tokens, atingindo 32 mil caracteres. Google também libera links nas respostas da IA

Felipe Freitas
Por
Marca do Gemini em cores claras, num fundo azul
Gemini recebe atualização e passa a contar com LLM Flash 1.5 na sua versão gratuita (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google anunciou nesta quinta-feira (25) o lançamento do Gemini 1.5 Flash, uma atualização de desempenho para a sua IA generativa. Esse update no LLM estava nas assinaturas dos serviços de inteligência artificial da big tech, mas agora todos os usuários podem usar o Gemini 1.5 Flash gratuitamente. O Google promete que as respostas com esta versão do LLM serão mais rápidas e mais inteligentes.

A novidade foi revelada pelo Google em seu blog oficial. A empresa informou que o Gemini Flash 1.5 está disponível em mais de 40 idiomas e liberado em 230 localidades — o que inclui países e territórios integrantes de outras nações. Basicamente a big tech liberou o novo LLM para todo o mundo.

Gemini 1.5 Flash liberado gratuitamente

Para testar o Gemini 1.5 Flash você pode acessar a página do recurso. Em seu comunicado, o Google informa que o novo modelo é capaz de processar quatro vezes mais tokens que o LLM anterior — saiu de 8 mil tokens para 32 mil tokens, quatro vezes menor que o Llama 3.1 anunciado pela Meta na terça-feira (23).

Versão gratuita do Gemini já funciona com versão 1.5 Flash (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Versão gratuita do Gemini já funciona com versão 1.5 Flash (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O maior número de processamento desses itens, também chamado de caracteres de contexto, é uma das principais especificações para entender o desempenho da IA generativa. Quanto maior esse número, melhor pode ser o resultado — o que inclui a precisão de realizar o que foi pedido pelo usuário.

A rapidez com que uma resposta é gerada também é um fator atrativo no desempenho de uma IA. Afinal, o povo tem pressa em ter suas demandas respondidas.

O Google também informou que o Gemini passará a mostrar links de conteúdos relacionados as pesquisas pela IA. Contudo, essa funcionalidade só está disponível para solicitações feitas em inglês e em alguns países (que não foram listados pela empresa, mas podemos supor que são nos falantes de inglesa).

Relacionados

Autor(a)

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.