Google Assistente via botão liga/desliga pode se tornar opção no Android

Ainda em desenvolvimento, novo atalho aciona o Google Assistente ao pressionar e segurar o botão liga e desliga do celular

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Assistente (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
LG K51S com Google Assistente (Imagem: Tecnoblog)

O Google Assistente possui diversas formas para ser acionado em celulares Android. Mas o Google pretende incluir mais uma alternativa: segundo o XDA-Developers nesta terça-feira (11), a companhia está preparando uma opção para ativar a assistente virtual pelo botão liga e desliga. O recurso ainda não está disponível aos usuários.

Google Assistente pode ganhar novo atalho no Android

Os rastros da novidade foram encontrados em arquivos internos do aplicativo do Google para Android, de versão 12.18.6.29. No código, é possível encontrar linhas que dizem o seguinte: “para falar com o Assistente, toque e segure o botão liga/desliga e solte” e “pressione longamente o botão power para o Assistente”.

Caso se confirme, a nova configuração levaria aos usuários mais uma opção nativa para acionar a ferramenta. Atualmente, é possível utilizar atalhos de voz, como “Ok, Google”, e pressionar e segurar o botão Home para dizer algum comando. Alguns celulares, como o Moto G30, também trazem uma tecla dedicada ao Google Assistente.

A alteração ainda tornaria a ferramenta do Google mais próxima de outras soluções do mercado. A Samsung, por exemplo, utiliza o botão de liga e desliga para acionar a Bixby depois que removeu a tecla dedicada à assistente em seus celulares. A Apple, por sua vez, utiliza o mesmo atalho para a Siri desde que retirou o botão Home de seus smartphones, com o lançamento do iPhone X.

Mishaal Rahman, do site especializado, até tentou habilitar o novo atalho do Google Assistente em um Google Pixel 3 XL com Android 12 (Developer Preview 3) pelas configurações do celular. Mas não teve sucesso. Já em um Google Pixel 4 com Android 11, a opção sequer estava disponível nas definições do sistema.

A novidade ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de lançamento.

Com informações: Android Authority, The Next Web e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados