Google Chrome testa recurso para renomear janelas

Google Chrome prepara recurso para renomear janelas abertas do navegador; a nova função ainda não está disponível para todos

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Chrome está preparando um recurso para renomear as janelas do navegador. Ainda disponível somente no Google Chrome Canary, a novidade tende a ajudar os usuários a se organizarem no dia a dia, caso tenham mais de uma janela aberta. Não há previsão de lançamento da função na versão final do browser.

O recurso garante que os nomes das janelas sejam alterados com facilidade. Funciona assim: em vez de exibir o título de uma aba aberta em primeiro plano, o Chrome passará a mostrar o nome da janela definido pelo usuário. Dessa forma, é possível alcunha-las como “Trabalho” e “Estudos”, para ajudar na organização, por exemplo.

Descrito como “Window Naming” (“Nomenclatura de janela”, em tradução livre) no chrome://flags, o recurso ainda está em fase de testes e disponível para ativação somente na versão experimental do navegador, o Chrome Canary, para Android Chrome OS, Linux, Mac e Windows. Não se sabe quando a ferramenta chegará a todos.

Google Chrome testa recurso para renomear janelas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Google Chrome testa recurso para renomear janelas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como renomear janelas do Google Chrome

O Tecnoblog teve acesso ao recurso em testes realizados na manhã desta terça-feira (29) com o Chrome Canary 87.0.4277.0 no macOS Big Sur (11.0). Para ativá-lo e usá-lo, realize os seguintes passos:

  1. Acesse o chrome://flags;
  2. Pesquise por “Window Naming”
  3. Aperte em “Default” e escolha a opção “Enabled”;
  4. Reinicie o navegador;
  5. Clique com o botão direito do mouse próximo aos botões para fechar, maximizar e minimizar, nas bordas da janela;
  6. Escolha a opção “Name Window”;
  7. Digite o nome desejado e aperte o botão “OK”.

Agora é só definir o nome das janelas de acordo com a sua vontade. Para reverter as configurações, basta repetir o procedimento anterior desde o começo e escolher a opção “Default” no lugar de “Enable” e, em seguida, reiniciar o navegador.

Com informações: Neowin e Techdows

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Temas populares