Google atualiza Dashboard para você controlar sua privacidade em mais dispositivos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Google Dashboard, antes (esquerda) e depois

Por anos, o Google Dashboard permite saber quantas informações você cedeu para a gigante das buscas, incluindo as mensagens armazenadas no Gmail, arquivos guardados no Drive, favoritos sincronizados no Chrome, entre outros.

O Google está atualizando a interface do Dashboard para tornar o serviço mais intuitivo. Ele foi “reprojetado do zero”, segundo a empresa, e agora é mais adequado para touchscreens, “garantindo que funcione bem em qualquer dispositivo”.

A versão antiga do Dashboard é repleta de submenus, e não se adapta bem a telas pequenas, então acessá-lo a partir do smartphone é mais complicado do que deveria. O Google fez uma comparação do antes e depois:

Os produtos do Google que você mais usa agora aparecem primeiro (na versão antiga, o Dashboard organizava tudo por ordem alfabética), e fazer download das suas informações ficou mais fácil; desde 2011, os usuários baixaram mais de um exabyte de dados com o Takeout.

Eu ainda não tenho acesso ao novo design do Dashboard; o Google avisa que ele será distribuído para todos ao longo desta semana.

O Google também menciona outros recursos para você controlar (um pouco) a sua privacidade, como o Minha conta, Minha atividade e Configurações de anúncios — este último permite escolher temas que você gosta (ou não gosta) e até desativar a personalização de anúncios.

Com informações: Google, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados