Android Pie e Q ganham “modo foco” para bloquear apps que distraem você
Google atualiza Bem-estar Digital no Android 9 Pie e Q para incluir modo sem distrações (focus mode); notificações ficam ocultas
Google atualiza Bem-estar Digital no Android 9 Pie e Q para incluir modo sem distrações (focus mode); notificações ficam ocultas
O Google atualizou o Bem-estar Digital no Android 9 Pie e Android Q para incluir o modo sem distrações (focus mode): ele permite bloquear alguns apps de forma temporária para que você possa se concentrar mais no trabalho ou nos estudos. As notificações ficarão ocultas até que o recurso seja desativado.
A novidade apareceu no beta mais recente do Bem-estar Digital: a opção “modo sem distrações” permite escolher aplicativos que serão pausados quando você desejar. Enquanto esse modo estiver ativado, o ícone de cada app aparecerá em cinza na tela inicial, e não será possível abri-los.
Os aplicativos bloqueados continuam emitindo notificações, mas elas ficam ocultas; elas se tornarão visíveis quando você desativar o modo sem distrações. Isso pode ser feito através de um atalho nas configurações rápidas: o Bem-estar Digital sugere adicionar um botão em meio aos ajustes de Wi-Fi, Bluetooth e modo avião.
Assim, com o toque de um botão, é possível bloquear o Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais que acabam consumindo sua atenção. Depois de trabalhar ou estudar, basta tocar no mesmo botão para reativar os apps. Isso também poderia ser usado para bloquear apps de trabalho enquanto você está de férias ou fora do expediente.
Eu gosto bastante do Bem-estar Digital porque ele permite colocar timers para os aplicativos: eu estabeleço um limite de tempo para alguns jogos, Twitter, Instagram e YouTube. E, quando chega a hora de dormir, o Android silencia as notificações e ativa a escala de cinza. Nem todo mundo é fã desse recurso, e circulam rumores de que ele pode afetar o desempenho (o Google nega).
Se você estiver interessado, pode instalar o beta mais recente do Bem-estar Digital através da Play Store ou via APK. Feito isso, é necessário forçar a parada do aplicativo para que apareçam as novas opções. Ele é compatível apenas com Android Pie e Q.
Com informações: Android Police, XDA Developers.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}