Google registra patente de óculos smart com rastreio ocular
Google pode retornar ao mercado de óculos smart para concorrer com Meta e Samsung. Patente também mostra navegação do Maps exibida na tela do óculos
Google pode retornar ao mercado de óculos smart para concorrer com Meta e Samsung. Patente também mostra navegação do Maps exibida na tela do óculos
O Google registrou uma patente de tecnologia de rastreio ocular para óculos smart. Curiosamente, a patente está registrada no órgão chinês de administração de propriedade intelectual. A documentação revela que o óculos smart, caso seja lançado, será parecido com o Ray-Ban Meta, mas integrado com recursos do Google.
As imagens de patente mostram que o óculos smart do Google utilizaria a tecnologia de realidade aumentada para exibir na tela elementos do Maps. Provavelmente com o uso do Gemini, a ferramenta pode responder a questões do usuários, como indicar onde há restaurantes de comida japonesa na região.
Similar a um HUD de jogos indicando os caminhos das missões, o óculos smart identifica onde o usuário está olhando e marca quais são os estabelecimentos no campo de visão. O serviço também pode usar uma seta para indicar qual caminho o usuário deve seguir para chegar ao local desejado.
Segundo a documentação da patente, o óculos smart do Google dependerá do celular para o processamento dos recursos. Isso não é diferente do funcionamento do Ray-Ban Meta, que também exige o pareamento com o celular.
O processamento das tarefas no celular também não é um ponto negativo, mas o cenário atual desse tipo de produto. Com as inteligências artificiais sendo a grande aposta das empresas, o uso do processamento na nuvem ou no smartphone é a principal maneira de rodar rapidamente as tarefas. Além disso, o uso do celular para essas tarefas economiza bateria do óculos smart.
Essa patente do Google traz memórias do Google Glass, o óculos smart lançado pela big tech em 2013. O produto não foi o sucesso esperado, mas talvez estivesse à frente do seu tempo. Com o Ray-Ban Meta sendo uma das partes lucrativas do investimento da Meta no metaverso, talvez seja hora do retornar ao segmento.
A Samsung também está investindo nesse mercado. Segundo rumores, o óculos smart da sul-coreana será lançada no próximo ano. A fabricante pode dar uma prévia do produto já em janeiro, durante o Galaxy Unpacked em que lançará a linha Galaxy S25. Porém, a estreia do produto pode ficar para julho ou agosto, junto dos novos dobráveis.
Com informações: 91 Mobiles e Android Headlines