Google cria regras para uso de notch em smartphones Android
O smartphone não deve ter mais de dois notches, por exemplo; intenção do Google é evitar que a experiência do usuário seja prejudicada
O smartphone não deve ter mais de dois notches, por exemplo; intenção do Google é evitar que a experiência do usuário seja prejudicada
O notch veio para ficar ou é moda passageira? Na dúvida, o Google tratou de criar algumas diretrizes para o uso do famigerado entalhe em smartphones que rodarão o Android P. O intuito é evitar que a experiência do usuário seja prejudicada. Mas há alguns detalhes curiosos. Por exemplo: o aparelho não deverá ter mais de dois notches.
As regras foram divulgadas no blog do Android para desenvolvedores. O Google dá a entender que, se elas forem seguidas, não haverá incompatibilidade ou falhas de usabilidade em aplicativos rodando em aparelhos com notch na tela, basta que desenvolvedores e fabricantes respeitem as condições.
Nenhum fabricante parece ter pensado nisto, mas uma das diretrizes diz que não pode haver notch na borda esquerda ou direita da tela, somente na parte superior ou inferior. Cada borda, porém, só poderá ter um notch.
Neste ponto, a gente chega no requisito da quantidade geral: dois notches no aparelho, tudo bem (um no topo, outro embaixo); três notches ou mais, nem pensar. É uma regra inusitada, afinal, não há nada indicando que um smartphone com mais de um notch está prestes a ser lançado. Aparentemente, o objetivo aqui é só evitar que algum desenvolvedor encontre brechas para burlar as condições.
Os desenvolvedores estão sendo avisados de que, no Android P, o comportamento padrão dos aplicativos será o de estender a barra de status até a altura do notch quando o smartphone for usado na vertical. A interface do app não poderá ser cortada, portanto.
Na horizontal, quando o aplicativo estiver ocupando toda a tela, os espaços ao lado do entalhe ficarão vagos. Mas, lembrando, esse será o comportamento padrão. O desenvolvedor terá a opção de aproveitar esses espaços (em jogos, por exemplo), desde que o notch não prejudique a experiência de uso. O importante é o aplicativo ser exibido corretamente em telas com ou sem entalhe.
Como o Android P está em desenvolvimento, o Google ainda não definiu todos os parâmetros para que a experiência do usuário em smartphones com notch seja a melhor possível com a plataforma, o que sugere que um guia mais completo será disponibilizado quando a versão final do sistema operacional estiver próxima de ser liberada.
A companhia ressalta que, atualmente, há 16 smartphones Android com notch, de 11 fabricantes diferentes, e que mais modelos estão a caminho.