Google vai encerrar atualizações de Android para Pixel 2 e 2 XL

Três anos após o lançamento, smartphones do Google deixarão de receber novas versões do Android e correções de segurança

Ana Marques
• Atualizado há 3 anos
Google Pixel 2

A vida útil do Google Pixel 2 e do Pixel 2 XL está chegando ao fim. Os smartphones anunciados em 2017 receberam o Android 11 recentemente, e também o patch de segurança de outubro – o último previsto oficialmente pelo calendário da empresa.

Ainda que o cronograma oficial termine este mês, a fabricante deve liberar uma última atualização no final do ano, incluindo correções críticas referentes a novembro e dezembro. Dessa forma, o Google mantém sua garantia de três anos de suporte para novas versões do Android e correções de segurança. As vendas diretas já haviam sido encerradas no início de 2019.

O que vem na atualização de outubro

Com o patch mais recente, o Google corrige problemas com travamentos durante a inicialização e com desativação de notificações de chamada. Além disso, a atualização normaliza a presença do ícone de rotação automática em todas as orientações do dispositivo.

Após esse o encerramento das atualizações previstas, os usuários de Pixel 2 e Pixel 2 XL estarão mais expostos a vulnerabilidades no sistema, bem como bugs com recursos e ferramentas do Android. A longo prazo, as consequências englobam também a provável perda de suporte de aplicativos de terceiros.

Fim das atualizações para Google Pixel 2 XL

O período de três anos é relativamente longo no ecossistema Android, muitas fabricantes trabalham com um calendário mais apertado – ainda que recentemente a Samsung tenha passado a adotar o mesmo período de tempo para modelos topo de linha (e alguns intermediários). A Apple, por outro lado, fornece até cinco anos de suporte a novas versões do iOS.

Com a interrupção de atualizações, o Google espera que usuários dos modelos antigos façam o upgrade para experimentar novas tecnologias e possibilidades. O Pixel 5 acaba de ser anunciado por US$ 699 com suporte às redes 5G, câmera dupla traseira, 8 GB de RAM e tela OLED de 6 polegadas.

Com informações: Google, 9To5Google e Android Police

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.