Homem morre esmagado por robô na Coreia do Sul

Acidente fatal ocorreu em uma fábrica de alimentos no condado de Goseong; vítima era um técnico de uma empresa de manutenção robótica

Lupa Charleaux
Por
Braços robóticos em uma fábrica
Acidente está sendo investigado pela polícia da Coreia do Sul (Imagem: Unsplash/Simon Kadula)

Um homem de cerca de 40 anos morreu ao ser esmagado por um robô usado para transportar caixas de alimentos em uma fábrica no condado de Goseong, na Coreia do Sul. As informações são da agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Conforme os relatos, o acidente ocorreu quando o técnico de uma empresa de robótica realizava a manutenção do equipamento. Então, a máquina com braço robótico empurrou o homem e o pressionou contra a esteira transportadora. 

Imagem do braço robótico em fábrica na Coreia do Sul
Imagem da fábrica onde ocorreu o acidente no condado de Goseong, na Coreia do Sul (Imagem: Reprodução/Departamento de Bombeiros de Gosong)

A reportagem do Yonhap revela que a vítima do acidente teve o rosto e o peito esmagados pelo braço robótico. O homem chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas veio a óbito mais tarde.

De acordo com a polícia de Goseong, o técnico visitava a fábrica para verificar o sensor do robô antes de um teste no setor de triagem. O componente apresentou um defeito dias antes e adiou a implantação do braço robótico na linha de produção.

Os investigadores citam que o equipamento não usava inteligência artificial e analisam a hipótese de uma falha humana. Comum em comunidades agrícolas da Coreia do Sul, a máquina apenas transferia caixas de pimentas para paletes de transporte.

Em nota, o Complexo Agrícola de Exportação de Donggoseong informou que suas instalações usam um sistema “preciso e seguro”. Então, a empresa classificou o acidente como uma fatalidade.

Braços robóticos em uma fábrica de automóveis
Coreia do Sul tem histórico de acidentes com robôs em fábricas (Imagem: Unsplash/Lenny Kuhne)

Outros casos de acidentes com robôs

Os robôs se tornaram equipamentos comuns em ambientes industriais. Embora contribuam com a produtividade em fábricas e armazéns logísticos, algumas falhas podem causar acidentes graves com pessoas.

O artigo do Yonhap cita outro caso que ocorreu em março deste ano na Coreia do Sul. Um homem de 50 anos teve ferimentos graves após ficar preso por um braço robótico usado em uma fábrica de peças automotivas.

Em 2022, um robô que atuava em uma fábrica de leite esmagou mortalmente um funcionário na cidade sul-coreana de Pyeongtaek. Novamente, a vítima teria sido empurrada e pressionada em uma esteira transportadora.

Com informações: BBC e CBS

Receba mais sobre Coreia do Sul na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados