Samsung Galaxy Z Fold 5 recebe homologação da Anatel antes de lançamento global

Galaxy Z Fold 5 será apresentado no fim de julho em Seul e já terá sinal verde para vendas no Brasil; aparelho virá com carregador de 25 W

Giovanni Santa Rosa Everton Favretto
Por e
• Atualizado há 8 meses
Galaxy Z Fold 4 tem tela dobrável de AMOLED Dinâmico 2X (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy Z Fold 4, geração atual do dobrável (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Samsung deve apresentar sua nova geração de smartphones dobráveis no fim de julho, em um evento em Seul (Coreia do Sul). Um dos modelos já poderá ser vendido no Brasil: o Galaxy Z Fold 5 recebeu homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está liberado para o mercado brasileiro.

Os documentos obtidos pelo Tecnoblog foram registrados pela agência na quarta-feira (28). O modelo do aparelho em questão é SM-F946B, que corresponde ao Galaxy Z Fold 5.

A fabricante é a Samsung Electronics da Coreia do Sul, enquanto a requisição foi feita pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. Os testes de certificação foram feitos pelo CPQD.

No certificado de conformidade, constam duas unidades fabris no Brasil, duas no Vietnã e uma na Coreia do Sul.

Como a homologação na Anatel se concentra na parte de telecomunicações do dispositivo, não dá para saber muita coisa da parte de especificações técnicas. Em termos de conectividade, o Galaxy Z Fold 5 vem com suporte a 5G NSA e SA, Bluetooth LE/EDR, UWB, Wi-Fi 6E e NFC.

Certificado de conformidade expedido pelo CPDQ para o Galaxy Z Fold
Certificado de conformidade expedido pelo CPDQ para o Galaxy Z Fold (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

As baterias do Galaxy Z Fold 5 também foram homologadas. Ele usa os pacotes EB-BF946ABY e EB-BF947ABY — são duas peças separadas, para que o aparelho possa dobrar. Ainda não se sabe a capacidade delas.

Dois modelos de carregador foram aprovados: EP-TA800 e EP-TA800B. Eles já estão no mercado brasileiro, na caixa de outros modelos Samsung ou vendidos separadamente. A potência é de 25 W.

Galaxy Z Fold 5 deve ter chip otimizado e mudança no design

Quinta geração de híbridos de smartphone e tablet da Samsung, o Galaxy Z Fold 5 será apresentado no evento que a empresa fará no fim de julho, ainda sem data definida, em Seul (Coreia do Sul).

Espera-se que ele venha equipado com o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, mesmo chip do Galaxy S23, que foi otimizado pela Qualcomm para smartphones Samsung. Além disso, 12 GB de RAM devem ajudar na parte de multitarefas.

Espera-se que a tela interna tenha 7,6 polegadas e tecnologia AMOLED, com taxa de atualização variável de até 120 Hz. Do lado de fora, uma tela de 6,2 polegadas permite o uso do aparelho no modo fechado.

Uma mudança importante é no design. Graças a um novo mecanismo na tela, o aparelho poderá ficar fechado com um espaço mínimo entre as duas partes. Atualmente, fica um espacinho perto da dobradiça.

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Relacionados