HP desiste de smartphones com Windows

Elite X3 era voltado para o mercado corporativo e será descontinuado

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Nenhuma empresa relevante tem lançado smartphones com Windows, nem mesmo a própria Microsoft. A HP ainda comercializava um dos aparelhos mais conhecidos da plataforma, o Elite X3, voltado para o mercado corporativo, mas ele também será descontinuado.

De acordo com o presidente da HP na Europa, Oriente Médio e África, Nick Lazaridis, a empresa não produzirá mais smartphones com Windows porque a Microsoft decidiu mudar sua estratégia e deixou de focar tanto em sua plataforma móvel como no passado. Por isso, ele conta ao The Register que “não faz sentido” continuar apostando no sistema.

O Elite X3 tem processador Snapdragon 820, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e tela de 6 polegadas. Ele podia ser conectado a um dock da HP para se transformar em notebook ou desktop por meio do recurso Continuum do Windows 10 Mobile. Eu mexi no aparelho em 2015. Curiosamente, naquela época já se falava no lendário Surface Phone:

As vendas do Elite X3 estão sendo limitadas e o suporte ao smartphone se encerrará no final de 2019. A Microsoft, por sua vez, diz que continuará desenvolvendo o Windows 10 Mobile, dando suporte para os aparelhos Lumia e apoiando os parceiros de hardware.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados