Huawei Nova 5T chega ao Brasil com apps do Google e preço de R$ 2.999
Nova 5T é o terceiro smartphone da nova fase da Huawei no Brasil, depois do P30 e P30 Pro; celular traz serviços do Google
Nova 5T é o terceiro smartphone da nova fase da Huawei no Brasil, depois do P30 e P30 Pro; celular traz serviços do Google
A Huawei ampliou sua linha de celulares no Brasil com o Nova 5T. O celular premium da fabricante chinesa tem preço sugerido de R$ 2.999 e herda características do topo de linha P30 Pro, lançado em 2019, como o processador Kirin 980, as múltiplas câmeras na traseira e o software, baseado no Android 9, com direito a aplicativos do Google.
O Nova 5T vendido no Brasil tem processador octa-core Kirin 980 da própria Huawei, acompanhado de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento; não há entrada para cartão de memória. A bateria tem capacidade de 3.750 mAh e suporta carregamento rápido de 22,5 watts, que promete abastecer 50% da carga em meia hora.
São quatro câmeras na traseira: uma principal de 48 megapixels (f/1,8), uma ultrawide de 16 megapixels (f/2,2), uma macro de 2 megapixels (f/2,4) e um sensor de profundidade. Ele tem modo noturno para tirar fotos em ambientes com baixa iluminação e pode capturar objetos a quatro centímetros de distância com a lente macro.
A tela possui painel IPS LCD de 6,26 polegadas e resolução Full HD+ (2340×1080 pixels). Há um furo no canto superior esquerdo para a câmera de selfie de 32 megapixels, que pode fazer retratos com desfoque de fundo e combinar quatro pixels em um para tirar fotos mais nítidas.
O ponto mais importante do Nova 5T é o sistema operacional. A fabricante continua utilizando o Android 9, que é uma plataforma de código aberto, mas foi impedida de fazer negócios com empresas americanas nos smartphones lançados após 16 de maio de 2019, o que a proibiria de embarcar aplicativos licenciados do Google, como a Play Store.
O Nova 5T, lançado em agosto de 2019, entraria nessa proibição. No entanto, questionada pelo Tecnoblog, a Huawei confirmou que o aparelho possui os serviços do Google instalados. Essa informação não é revelada na página oficial do produto, nem no comunicado à imprensa enviado nesta segunda-feira (27).
O Tecnoblog apurou que o Nova 5T é baseado no Honor 20, um celular lançado pela Honor, submarca da Huawei com foco em custo-benefício. Embora tenha sido anunciado dias após o início das sanções dos Estados Unidos, a empresa revelou na época que, como o celular já havia sido certificado pelo Google, continuaria tendo acesso à Play Store e outros serviços da empresa.
Procurada, a Huawei informou que, assim como o Honor 20, o Nova 5T obteve autorização do Google para embarcar a Play Store antes das sanções dos Estados Unidos, apesar de ter sido lançado em uma data posterior.
Atualizado às 17h53 com o posicionamento da Huawei.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}