Há dois anos, o Google apresentou o projeto de um novo campus futurista a ser construído em Mountain View (EUA). Esta semana, a empresa recebeu a aprovação da prefeitura e já está autorizada a erguer a nova sede.

O campus se chama Google Charleston East e fica na mesma cidade que a atual sede da empresa (bem perto do Googleplex, na verdade). Como aponta o Business Insider, essa é a primeira vez que o Google vai construir seu escritório do zero (assim como a Apple) em vez de comprar prédios já existentes.

A área total do campus será de 75 mil metros quadrados. O prédio em si vai ocupar 55 mil m² e terá 33 m de altura.

A expectativa é que o Google derrube cerca de 200 árvores para erguer o campus. Mas calma: a empresa disse que vai plantar novas árvores para compensar a perda. O projeto também terá várias áreas verdes por entre as construções. Para curiosos, o espaço térreo vai ficar aberto a visitantes e moradores da cidade de Mountain View, que já estão acostumados com o Googleplex.

Além das imagens que vimos até agora, o vídeo abaixo detalha um pouco a proposta do Google para o novo prédio. Eles explicam que querem um lugar que reflita melhor a comunidade de tecnologia, e que não seja apenas um edifício velho para o qual eles se mudaram, como aconteceu com a sede atual. Desde o começo, o novo campus foi pensado para se dar bem com a comunidade que mora ao redor.

Esse telhado em formato de tenda que você vê nas imagens serve para regular o ambiente que fica embaixo, seja na qualidade do ar ou até mesmo nos sons que passam por entre a cobertura. Vários espaços abertos também estão sendo planejados, como ciclofaixas, praças públicas e até espaços mais quietos para trabalhos em grupo. (Este último é uma proposta que já existe em um espaço de coworking em São Paulo.)

A construção começa em abril, e a expectativa é que o novo campus do Google fique pronto em 2019. Esta página traz mais informações técnicas (inclusive a planta) do projeto. E, cortesia do 9to5Google, fique com mais algumas renderizações em 3D do projeto, que o Google liberou no mês passado.

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados