Instagram libera autenticação por dois fatores sem SMS para mais usuários
Instagram permite usar apps de terceiros, como Authy ou Google Authenticator, para autenticação em duas etapas
Instagram permite usar apps de terceiros, como Authy ou Google Authenticator, para autenticação em duas etapas
O Instagram anunciou em agosto que seria possível usar apps de terceiros, como o Authy ou Google Authenticator, para a autenticação em duas etapas. Esta é uma alternativa mais segura que o SMS. O recurso já estava disponível para algumas pessoas, e foi liberado nesta segunda-feira (9) para mais usuários no Android e iPhone.
Funciona assim: abra o Instagram, toque em sua imagem de perfil e siga o caminho Menu ≡ > Configurações > Autenticação de dois fatores. Toque em Começar na tela de boas-vindas, e escolha a opção Aplicativo de autenticação.
No meu caso, eu já tinha o Google Authenticator instalado, então ele foi aberto automaticamente. Quem não tiver um app gerador de códigos será levado para a App Store ou Google Play. Então, você terá um código gerado localmente — sem depender de SMS — para fazer login.
Você também receberá códigos de recuperação. É importante guardá-los em um lugar seguro: esta será a única forma de fazer login caso seu celular seja perdido, ou caso você apague o app gerador de códigos.
A autenticação por dois fatores ajuda a proteger sua conta: para fazer login, você precisa inserir a senha e um código de seis dígitos. No entanto, isso não evitava invasões no Instagram: uma conta foi hackeada mesmo com o recurso de segurança habilitado. O e-mail foi alterado para um domínio russo, e a autenticação de dois fatores foi desativada.
Em julho, algumas contas do Instagram foram invadidas e ligadas a e-mails russos para promover sites adultos. O Instagram prometeu, então, adicionar novas formas para a autenticação em dois fatores.
O novo recurso apareceu para mim no Instagram 65 para Android, e também deu as caras na versão 66 beta, segundo o Android Police. Ele já está disponível para você?
Com informações: Android Police.