Intel anuncia GPUs dedicadas Arc para brigar com Nvidia e AMD em jogos
Foram meses de espera, mas finalmente Intel anunciou as suas primeiras GPUs dedicadas para notebooks: Intel Arc 3, Arc 5 e Arc 7
Foram meses de espera, mas o dia chegou: nesta quarta-feira (30), a Intel fez o anúncio oficial de seus primeiros chips gráficos dedicados (codinome Alchemist). São três linhas, todas direcionadas a notebooks: Intel Arc 3, Arc 5 e Arc 7. A primeira, mais básica, é a que está sendo lançada agora. As demais são mais potentes, mas devem chegar ao mercado somente no segundo semestre.
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O objetivo da Intel é um tanto óbvio: deixar de ter apenas GPUs integradas aos seus processadores para disputar espaço com as linhas Nvidia GeForce e AMD Radeon onde há mais demanda por desempenho gráfico, ou seja, nos segmentos gamer e profissional.
As demandas por potência gráfica variam e é por isso que a Intel dividiu os chips em três linhas: otimizada (Arc 3), avançada (Arc 5) e alto desempenho (Arc 7). Vamos a elas:
Arc 3 | Arc 3 | Arc 5 | Arc 7 | Arc 7 | |
Modelo | A350M | A370M | A550M | A730M | A770M |
Núcleos Xe | 6 | 8 | 16 | 24 | 32 |
Unidades Ray Tracing | 6 | 8 | 16 | 24 | 32 |
Frequência (MHz) | 1.150 | 1.550 | 900 | 1.100 | 1650 |
Memória (GDDR6) | 4 GB | 4 GB | 8 GB | 12 GB | 16 GB |
Largura de memória | 64 bits | 64 bits | 128 bits | 192 bits | 256 bits |
Consumo energia | 25-35 W | 35-50 W | 60-80 W | 80-120 W | 120-150 W |
Todas essas GPUs fazem parte da família Xe-HPG (High Performance Gaming), voltada ao segmento gamer. Como tal, ela traz recursos específicos para as jogatinas, a exemplo da compatibilidade com ray tracing — com unidades de execução específicas para isso, como a tabela acima deixa claro.
A tecnologia XeSS, resposta da Intel para os padrões Nvidia DLSS e AMD FSR, também está presente. Ela será compatível em breve com jogos como Dolmen, Grid Legends e Hitman 3.
E o desempenho?
De acordo com a Intel, cada núcleo Xe conta com 16 Vector Engines de 256 bits para acelerar gráficos tradicionais e 16 Matrix Engines Extensions (XMX) de 1.024 bits direcionados especificamente a tarefas de inteligência artificial.
Esses e os demais recursos tornam os chips gráficos Arc 3 aptos a rodar alguns jogos, como Rocket League e Valorant, com taxas acima de 90 fps e resolução 1080p em nível alto de configuração gráfica — esse resultado foi alcançado em um notebook equipado com processador Core i7-12700H e GPU Arc A370M.
De modo geral, as GPUs Intel Arc 3 parecem ser opções adequadas para jogos em 1080p e 60 fps ou mais rodando gráficos nos níveis médio ou alto. Como sempre, os testes independentes é que irão confirmar essas estimativas, bem como mostrar como os novos chips gráficos se saem em relação aos concorrentes.
Outros recursos
Como nem só de jogos “vive” uma GPU, a Intel também destacou outras características importantes dos novos chips gráficos. Uma delas é a tecnologia Xe Media Engine, que pode trabalhar com os codecs de vídeo VP9, AVC (H.264), HEVC (H.265) e AV1, além de suportar resoluções de até 8K com HDR.
Outra é a tecnologia Xe Display Engine, que torna as GPUs Intel Arc compatíveis com os padrões HDMI 2.0b e DisplayPort 1.4a, bem como com configurações de múltiplas telas: até duas de 8K e 60 fps com HDR, até quatro de 4K e 120 fps também com HDR ou uma de 1440p com 360 fps.
Voltando ao segmento gamer, outro atributo das novas GPUs é o Adaptive Sync, que sincroniza a taxa de atualização da tela com o conteúdo gerado pelo chip gráfico. Esse recurso é complementado com o Smooth Sync, que usa uma espécie de filtro para amenizar o efeito de tearing (“rasgo” na tela).
Intel Arc 3: quando chega?
O primeiro notebook equipado com uma GPU Intel Arc 3 é o Galaxy Book 2 Pro, modelo anunciado pela Samsung em fevereiro, mas com lançamento oficial previsto para abril.
Marcas como Asus, Dell, HP e Lenovo também irão lançar laptops baseados nas GPUs da Intel em breve. Nos Estados Unidos, o mais barato deles deve ter preço inicial na faixa dos US$ 800.
Vale destacar que a Intel também planeja lançar placas de vídeo Arc para desktops.
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