Intel reprojeta processadores para corrigir Meltdown e Spectre

Xeon e Core da 8ª geração a partir do segundo semestre

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto: Flickr/huangjiahui

A Intel havia prometido processadores protegidos contra Meltdown e Spectre para este ano. É possível mitigar essas falhas via software, mas resolvê-las exige mudanças físicas na arquitetura.

O CEO Brian Krzanich explica que os processadores Xeon e Core da 8ª geração foram reprojetados para reduzir ainda mais os riscos de ataques através dessas vulnerabilidades.

Os futuros chips da Intel terão novas camadas de proteção através de particionamento. “Pense nisso como paredes de proteção adicionais entre aplicativos e níveis de privilégio de usuário, criando um obstáculo para invasores”, explica o CEO no site da Intel.

Quanto a possíveis impactos de desempenho, Krzanich diz: “ao trazer esses novos produtos ao mercado, é crítico garantir que eles ofereçam as melhorias de desempenho que as pessoas esperam de nós. Nosso objetivo é oferecer não apenas o melhor desempenho, mas também o melhor desempenho seguro”.

As alterações de hardware começam com os processadores Xeon Scalable (Cascade Lake) e os chips Core da 8ª geração no segundo semestre de 2018.

Elas combatem o Spectre (variante 2) e Meltdown (variante 3). Enquanto isso, o Spectre (variante 1) depende de correções de software.

O CEO também diz que 100% dos produtos da Intel lançados nos últimos cinco anos têm atualizações de firmware para mitigar Meltdown e Spectre. A Microsoft passou a incluí-las no catálogo do Windows Update.

O Meltdown permite acessar a memória reservada ao kernel do sistema operacional, driblando uma barreira de proteção em processadores da Intel. Enquanto isso, o Spectre induz o chip a vazar informações confidenciais de um aplicativo para outro — isso afeta produtos da Intel, AMD e ARM.

Intel e AMD tiveram dores de cabeça com patches que faziam o Windows reiniciar constantemente ou impediam o boot. Além disso, a Intel já acumula 32 processos judiciais por causa do Meltdown e Spectre.

Com informações: Intel, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados