iOS 18.2 é lançado com mais recursos da Apple Intelligence

iOS 18.2 integra ChatGPT com Siri e Ferramentas de Escrita, traz gerador de emojis, tem função de "inteligência visual" e mais

Emerson Alecrim

A Apple começou a liberar a versão final do iOS 18.2. A atualização tem como principal atrativo um conjunto de novas funções vinculadas à Apple Intelligence, o pacote de ferramentas de inteligência artificial da companhia. Entre elas está a prometida integração do ChatGPT com a Siri.

Com a integração, o ChatGPT pode ser acionado quando a Siri não puder responder a uma demanda do usuário. A resposta gerada pela ferramenta é então repassada à Siri, que a disponibiliza para o usuário.

Além disso, agora é possível utilizar recursos do ChatGPT dentro das Ferramentas de Escrita do iOS, que aparecem em aplicativos da própria Apple que têm espaço para digitação, podendo funcionar também em determinados apps de terceiros e em sites.

Com o ChatGPT integrado às Ferramentas de Escrita, o usuário pode gerar textos e até imagens rapidamente, sem sair do app em primeiro plano.

Ainda no âmbito da geração de conteúdo, o iOS 18.2 também introduz oficialmente a função Genmoji, que gera emojis personalizados a partir de uma descrição dada pelo usuário. O recurso está disponível no teclado nativo do sistema operacional, na área de emojis, obviamente.

Visual Intelligence no iPhone 16

Para quem prefere algum mais sério, por assim dizer, o iOS 18.2 introduz uma tecnologia de “inteligência visual”. O recurso está disponível somente nas linhas iPhone 16 e iPhone 16 Pro, porém.

O Visual Intelligence, como é chamado oficialmente, pode ser acionado a partir do botão Controle de Câmera. Quando isso é feito, o usuário só precisa apontar a câmera do iPhone para algo a seu redor para obter informações relacionadas.

Por exemplo, é possível utilizar o Visual Intelligence para traduzir placas, capturar números de telefone ou endereços de e-mail presentes em cartazes, identificar a raça de um cachorro, entre várias outras ações. É algo que lembra o Google Lens, mas com promessa de ser mais avançado.

Image Playground para imagens divertidas

Entre os demais recursos baseados em inteligência artificial que chegam com o iOS 18.2 está o Image Playground. Trata-se de uma ferramenta que cria imagens divertidas a partir de conceitos como fantasias, temas e lugares, bem como via instruções dadas pelo usuário.

O Image Playground é integrado a outros aplicativos da Apple, como o Mensagens, o Freeform e o Keynote. Aplicativos de terceiros poderão ter acesso à novidade por meio de uma API oficial.

Disponibilidade da Apple Intelligence

Vale lembrar que o iOS 18.2 está sendo liberado para todos os modelos entre os iPhones 11 e 16, além das linhas iPhone XS, XR e SE (3ª e 2ª gerações). Contudo, a Apple Intelligence só funciona nas linhas iPhone 16, iPhone 16 Pro e iPhone 15 Pro.

Para quem tem um iPhone compatível, é válido lembrar também que a Apple Intelligence só estará disponível em português a partir de abril de 2025.

Que fique claro que os recursos de inteligência artificial da Apple continuam em desenvolvimento. A expectativa é a de que a Apple Intelligence só fique completa com o iOS 18.4, versão a ser liberada em 2025.

Como atualizar para o iOS 18.2

O iPhone mostrará um aviso que leva à atualização. Se não mostrar, basta ir em Ajustes / Geral / Atualização de Software. A nova versão do sistema aparecerá por ali. Toque nela e siga as instruções para efetuar a instalação. Lembre-se de fazer backup antes de seguir com o procedimento.

Além do iOS 18.2, a Apple começou a liberar as versões finais do iPadOS 18.2 e do macOS Sequoia 15.2. Esses sistemas também trazem recursos da Apple Intelligence.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.