iPhone dobrável parece virar realidade com peças da Apple e do Moto Razr

Youtubers chineses montaram iPhone dobrável instalando a dobradiça do Motorola Razr em um iPhone X

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 meses
Youtubers criam iPhone dobrável (Imagem: Reprodução)
Youtubers criam iPhone dobrável (Imagem: Reprodução)

A Apple pode estar longe de lançar um iPhone dobrável, mas um canal chinês no YouTube decidiu criar o smartphone antes da Apple. Batizado de iPhone V, o dispositivo foi totalmente modificado para se tornar um dobrável totalmente funcional — isso, claro, se não for a pegadinha do ano.

Ainda assim, fake ou não, o processo de “tunagem” do iPhone X deve inspirar outros youtubers de tecnologia a tentar algo similar. No vídeo, o canal Estética Tecnológica (nome traduzido) já dá o caminho para quem decidir fazer a modificação: várias telas de iPhone e a dobradiça do Motorola Razr.

iPhone dobrável precisou de 37 telas para ficar pronto

O primeiro passo para a montagem do iPhone V (aliás, belo nome que remete a capacidade de dobra) foi “amolecer” a tela. Para isso, a equipe precisou separar os diversos componentes que formam o display. Fácil de falar, difícil de executar.

Foram compradas 37 telas originais de iPhone X (não confunda as letras) até que a técnica de separar os componentes do hardware fosse aprimorada — as primeiras tentativas acabavam estragando a peça. Usando um fio de ouro, um dos youtubers separou o painel OLED e removeu a cola do equipamento. 

Todo o projeto do iPhone dobrável durou “quase um ano”, nas palavras do apresentador do vídeo (legendas disponíveis em inglês). Só o tempo para conseguir desmontar uma tela em perfeito estado durou aproximadamente seis meses.

Com a tela separada, era hora de pegar um dobradiça para o chassi adaptado. A peça escolhida veio do Motorola Razr. O Galaxy Z Flip foi rejeitado por manter um vão muito pequeno entre as telas. Mesmo que o display do iPhone X estivesse mais maleável agora, ele ainda não foi feito para dobrar e quebraria facilmente com as dobradiças da Samsung.

Outra parte interessante da modificação foi o reposicionamento do hardware do iPhone. A equipe tentou ao máximo manter as peças originais, incluindo o motor taptic. Porém, eles foram obrigados a usar cabos mais longos para conectar a placa mãe e outros componentes — separados em partes diferentes do chassi customizado. A bateria precisou ser trocada por uma menor com capacidade 1.000 mAh.

Infelizmente, o projeto que demorou quase um ano para ser finalizado dura apenas alguns dias. Mesmo com o vão maior, a quebra em poucos dias. Afinal, ela não foi desenvolvida para ser dobrada.

Projeto iPhone V é real?

O site 9to5 Mac levantou a suspeita de que o vídeo pode ser falso. A evidência apontada pelo veículo é que a ilha de câmera do iPhone V seria mais alta do que o normal. Isso pode ser suspeito, mas o vídeo também não mostra se a equipe imprimiu em 3D uma nova estrutura para instalar as câmeras. 

Para mim, o mais suspeito é o iOS adaptado para a tela dobrável — pode ser um vídeo rodando e o youtuber clicando na tela nos momentos certos para parecer um sistema operacional modificado. De qualquer modo, aguardo o JerryRigEverything criar (e destruir) um iPhone dobrável. 

Patente de iPhone dobrável registrada pela Apple em março de 2020 (Foto: Reprodução/MacRumors)
Patente de iPhone dobrável registrada pela Apple em março de 2020 (Foto: Reprodução/MacRumors)

Samsung espera iPad e MacBook dobráveis

Enquanto a Apple faz o seus testes de iPhone dobrável em segredo, a Samsung revela para seus fornecedores a sua previsão de que a rival deve estrear no segmento com iPads e MacBooks dobráveis em 2024. A sul-coreana aposta que o iPhone dobrável chegará em 2025 ou depois.

Na reunião com os fornecedores, a Samsung também relatou os desafios que eles precisam resolver para que os dobráveis fiquem mais populares. De acordo com a empresa, o público busca modelos mais leves, então as fabricantes precisam resolver o problema de peso nos componentes.

Com informações: 9to5 Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados