Itaú libera pré-cadastro de chaves do Pix para transferências
Itaú permite associar sua conta ao CPF, número de celular ou e-mail; Banco Central abrirá registro nesta segunda-feira (5)
Itaú permite associar sua conta ao CPF, número de celular ou e-mail; Banco Central abrirá registro nesta segunda-feira (5)
O Itaú passou a oferecer pré-cadastro das chaves do Pix para clientes pessoa física e PJ; o Banco Central vai abrir o registro nesta segunda-feira (5). É possível associar sua conta ao CPF, número de celular ou endereço de e-mail para facilitar transferências. A carteira digital Iti, por sua vez, foi atualizada para adicionar suporte a esse recurso.
As chaves do Pix permitem realizar uma transferência sem saber a agência e conta do destinatário. Você só precisará de um dado, como o número de celular, que o banco ou fintech cadastra nos sistemas do BC.
Clientes do Itaú podem se deparar com um pop-up ao acessarem o aplicativo para iPhone ou Android, recomendando cadastrar uma ou mais chaves; há também um botão Pix em destaque na interface.
É possível associar seu CPF, celular ou e-mail à sua conta do Itaú. No caso do celular ou e-mail, você receberá um código PIN para validação, garantindo que eles pertencem mesmo a você.
A carteira digital Iti, que pertence ao Itaú, não está realizando pré-cadastro mas atualizou seu app para incluir suporte às chaves do Pix. Elas poderão ser registradas a pedido do usuário a partir de 5 de outubro.
“Assim que for liberado, você poderá cadastrar as chaves para a sua conta iti no nosso app: na tela inicial, é só escolher a opção ‘Chaves Pix’ ou tocar em ‘Ver meu perfil’ > ‘Minhas chaves Pix’ e escolher o tipo de chave quer criar— celular, CPF, e-mail ou chave aleatória”, explica o FAQ do aplicativo.
Este é o cronograma do BC para o Pix:
Outros bancos grandes, como o Bradesco, já haviam aberto o pré-cadastro para chaves do Pix. Inclusive, você deve ter visto diversos anúncios com a atriz Ana Paula Arósio divulgando o SX, plataforma do Santander — ela teria recebido cerca de R$ 8 milhões para estrelar a campanha.
Como previsto, o Pix está gerando uma disputa entre bancos pelo cadastro das chaves dos clientes. Sim, é possível realizar portabilidade de uma conta para outra, mas as instituições financeiras apostam que isso será a exceção em vez da regra.
Vale lembrar que cada chave do Pix pode ser associada a apenas uma conta de um só banco: por exemplo, não será possível usar o mesmo CPF como chave do Itaú e do Bradesco ao mesmo tempo — você terá que escolher. O mesmo vale para número de celular e e-mail.
Cada conta de pessoa física poderá ter até 5 chaves (o limite é de 20 para PJ). Além do CPF, celular e e-mail, você pode usar um EVP (Endereço Virtual de Pagamento), sequência alfanumérica gerada pelo BC; pode ser útil para quem não deseja compartilhar dados pessoais.
Itaú exibe pop-up sobre o Pix: