Jogos no Windows 11 carregam em menos de 2 segundos graças ao DirectStorage

Forspoken, novo jogo da Square Enix, consegue carregar cenas inteiras em apenas 1,7 segundo no PC, mas ainda dá para melhorar

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 5 meses
Forspoken é o novo jogo em mundo aberto da Square Enix (Imagem: Divulgação/Square Enix)
Forspoken é o novo jogo em mundo aberto da Square Enix (Imagem: Divulgação/Square Enix)

O recurso de DirectStorage da Microsoft permite que jogos carreguem muito rápido nos consoles Xbox Series X|S. Agora que a tecnologia está disponível no Windows 10 e 11 oficialmente, as desenvolvedoras acreditam que já é possível alcançar carregamentos de menos de dois segundos nos computadores, até mesmo em títulos de mundo aberto.

Durante a apresentação da Square Enix na Game Developers Conference de 2022, o diretor da Luminous Productions — produtora de Forspoken —, Teppei Ono, prometeu entregar telas de carregamento de menos de um segundo no PC. Entretanto, não é toda vez que isso deve acontecer.

Ao exibir cenas de Forspoken na apresentação, Ono não chegou a comprovar os carregamentos de menos de um segundo. Porém, os resultados ainda foram surpreendentes, com tempos de 1,7, 1,9 e 2,2 segundos em certos casos.

Em comparação, as mesmas cenas carregada em um HD convencional com DirectStorage habilitado demoraram pelo menos 19,9 segundos para ficarem prontas.

Tempos de carregamento de Forspoken com DirectStorage habilitado (Imagem: Reprodução/YouTube Luminous Productions)

Apesar de promissor, o DirectStorage ainda não garante muito mais velocidade quando o carregamento é comparado com o mesmo tipo de armazenamento. Uma das cenas exibidas ficou pronta em 1,9 segundo em um SSD de padrão M.2 com DirectStorage ativado. Ao usar o mesmo SSD M.2, mas sem o recurso habilitado, o jogo demorou 2,1 segundos para terminar de carregar.

DirectStorage ainda não garante muita velocidade a mais em um SSD de alto desempenho (Imagem: Reprodução/The Verge)

A principal função do DirectStorage é aliviar a carga de tarefas do processador enquanto o jogo carrega texturas, modelos e ambientes. Por ser um game de mundo aberto, Forspoken se aproveita de tecnologia para eliminar possíveis engasgos na hora da gameplay em vez de só diminuir o tempo de carregamento de forma bruta.

DirectStorage ainda tem muitas limitações

Vale mencionar que, por enquanto, o DirectStorage só funciona de forma estável em SSDs de alta velocidade — ou seja, SSDs NVMe. Além disso, o PC precisa ter placa de vídeo compatível com a tecnologia DirectX 12 Ultimate, pois o recurso transfere as tarefas do processador para a GPU.

Na versão atual, o DirectStorage ainda não permite fazer toda a descompressão dos gráficos pela placa de vídeo. Em atualizações futuras, quando a Microsoft incluir essa função no recurso, os tempos de carregamento devem diminuir de maneira significativa, mesmo comparando com o mesmo tipo de armazenamento.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados