Juiz realiza casamento por videochamada no WhatsApp em PE
Juiz de família faz cerimônias de casamento civil por WhatsApp; Pernambuco decretou quarentena contra coronavírus
Juiz de família faz cerimônias de casamento civil por WhatsApp; Pernambuco decretou quarentena contra coronavírus
A quarentena devido ao novo coronavírus (COVID-19) obrigou muitas pessoas a mudarem de hábito: diversos profissionais estão em home office, médicos atendem à distância e alunos têm aulas digitais. Em Pernambuco, um juiz seguiu essa tendência e fez uma cerimônia de casamento através de uma videochamada no WhatsApp.
O juiz Clicério Bezerra, da 1ª Vara de Família e Registro Civil de Recife, realizou o casamento dos noivos Marcelo Siqueira de Araújo e Denise Coutinho Guimarães em 17 de março, por meio de uma chamada de vídeo no celular.
O magistrado estava em um fórum no bairro Ilha do Leite, enquanto o casal se encontrava em um cartório no bairro das Graças, também em Recife. A cerimônia contou ainda com testemunhas e um oficial de registro civil. Tudo foi feito de maneira relativamente rápida.
Bezerra explica em comunicado que, como juiz de família, ele costuma falar “sobre o que significa essa união, das diferenças entre os noivos, das dificuldades e alegrias que vão encontrar… mas ali o que importava era fazer uma cerimônia simples e mandar os noivos para casa”.
https://www.facebook.com/162025857300418/videos/443043669808340/
A noiva ficou em dúvida se realmente haveria o casamento civil devido aos procedimentos de quarentena. “Liga nosso cunhado Gabriel, já no fim da tarde, mandando correr para o cartório de registro civil e diz: ‘o juiz vai casar vocês’. Quando chegamos descobrimos que ia ser por WhatsApp!”, ela conta no comunicado.
O juiz observa que, “no caso desses noivos, os trâmites já tinham finalizado e eles já tinham marcado a data da união civil”. No dia 18 de março, ele realizou mais quatro casamentos à distância.
O governo estadual de PE proibiu aglomerações com mais de 10 pessoas e determinou o fechamento do comércio não-essencial; bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar apenas com serviços de delivery. No entanto, ainda há diversas lojas abertas e uma quantidade relativamente alta de pessoas nas praias.
De acordo com o Ministério da Saúde, há 78 casos confirmados de coronavírus em Pernambuco, e seis mortes devido ao COVID-19. No Brasil inteiro, são 4.579 casos e 159 óbitos.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}