Justiça obriga WhatsApp a reativar contas banidas sem aviso prévio
Loja alegou que suas duas contas no WhatsApp Business foram bloqueadas de forma arbitrária
Loja alegou que suas duas contas no WhatsApp Business foram bloqueadas de forma arbitrária
O WhatsApp foi ordenado a reativar duas contas comerciais bloqueadas após uma suposta violação de seus termos de uso. Elas eram administradas por uma loja de roupas que usava o aplicativo para atender clientes. Depois de ser banida, a empresa recorreu à Justiça para alegar que a plataforma tomou a decisão de maneira arbitrária e sem aviso prévio.
A loja afirma que teve uma de suas contas no WhatsApp Business bloqueada em 30 de janeiro. Na ocasião, o aplicativo mostrou um aviso curto sobre a medida, mas não apresentou nenhuma justificativa ou notificação prévia. A empresa afirma que entrou em contato com o WhatsApp por e-mail e foi informada de que o banimento ocorreu após violações dos termos de uso.
A proprietária da loja afirma que conseguiu ter a conta restabelecida, mas, pouco depois, foi banida novamente. Na ação, ela afirmou que sua segunda conta comercial no aplicativo foi banida no início de fevereiro, também sem justificativa. Segundo a empresária, a decisão causou prejuízo, já que o app é usado para enviar fotos das roupas para clientes.
Em decisão de tutela antecipada, a juíza Francisca Francy Maria da Costa Faria, da 13ª Vara Cível de Fortaleza, entendeu que o banimento ocorreu sem comunicação prévia. “Assim, em apreciação da prova produzida, neste juízo superficial de verossimilhança, afigura-se plausível o direito da empresa autora, de ter suas contas na plataforma Whatsapp reativadas”, afirmou.
“O quadro probatório não permite inferir, de plano, o cabimento do banimento imposto pela promovida, tampouco se há ou não descumprimento dos termos de uso que redundaram na sua imposição”, prosseguiu. “Inobstante, vê-se que a autora depende da utilização do aplicativo de mensagens para realizar suas atividades comerciais”.
Com isso em mente, a magistrada concedeu liminar que ordena o WhatsApp a reativar as duas contas usadas pela loja. A medida prevê ainda multa diária de R$ 500, limitada a R$ 10 mil, em caso de descumprimento.
Com informações: Migalhas.
Leia | WhatsApp banido? Saiba recuperar a conta e entenda os motivos da penalização