Lenovo prepara notebook ThinkPad com tela dobrável e Windows

Laptop com tela dobrável da Lenovo fará parte da linha ThinkPad X1 e deverá ser lançado em 2020

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lenovo ThinkPad dobrável

A era dos smartphones dobráveis sequer começou — a Samsung teve que adiar o Galaxy Fold e o Huawei Mate X ainda não tem data certa de lançamento —, mas a Lenovo já planeja dar um passo além: a companhia está trabalhando em um portátil ThinkPad cuja tela também dobra.

O modelo ainda não tem nome e, no atual estágio, não passa de um protótipo, mas traz uma proposta que, se não for interessante, ao menos é curiosa: deixe a tela reta e você terá um tablet grandalhão; dobre a tela e você poderá usar a parte inferior como segunda área de trabalho ou teclado virtual, por exemplo.

Como esse ThinkPad dobrável é baseado no Windows, as possibilidades de uso são numerosas. Ou tendem a ser: o protótipo exibido pela Lenovo roda o Windows 10, mas a companhia diz que essa é uma solução temporária, o que sugere a Microsoft pode estar trabalhando em uma versão do sistema operacional mais apropriada para dispositivos como esse.

Para completar, a tela é sensível a toques, portanto, permite uso de stylus — provavelmente, um caneta do tipo acompanhará o portátil. Acessórios como teclado e mouse também pode ser conectados via Bluetooth.

Lenovo ThinkPad dobrável

Foto: Valentina Paladino / Ars Technica

Lenovo ThinkPad dobrável

Foto: Valentina Paladino / Ars Technica

A Lenovo ainda não deu todos os detalhes sobre o equipamento, mas afirma que a tela é um painel OLED de 13,3 polegadas desenvolvido em colaboração com a LG (se considerarmos apenas metade do display, ou seja, uma dobra, o tamanho é de 9,6 polegadas), tem resolução de 1920×1440 pixels e formato 4:3. A área de dobra tem trava magnética e a Lenovo diz ter feito um grande esforço para tornar a dobradiça bastante resistente.

Quão resistente? Não está claro. De todo modo, a Lenovo está preparando o equipamento para fazer parte da linha ThinkPad X1, razão pela qual, nas palavras da própria companhia, ele será submetido a rigorosos padrões de durabilidade.

No quesito conectividade, além de Bluetooth e Wi-Fi, podemos esperar portas USB-C e USB convencional (tipo A), embora a Lenovo ainda não tenha definido quantas (o protótipo tem duas conexões USB-C).

Lenovo ThinkPad dobrável

Foto: Chris Velazco / Engadget

Lenovo ThinkPad dobrável

Foto: Chris Velazco / Engadget

Uma dupla de alto-falantes estéreos e câmera compatível com o Windows Hello também estão nos planos, bem como um processador Intel e bateria com autonomia para um dia de uso longe da tomada. O peso do equipamento não passará de 2 kg.

Ainda de acordo com a Lenovo, o projeto do ThinkPad dobrável está em desenvolvimento há três anos. A previsão é a de que ele seja lançado em algum momento de 2020.

Com informações: Engadget, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados