MacBook Air M4 aparece em arquivos de sistema e deve ser lançado em breve

Atualização do macOS menciona dois modelos com chip M4. MacBook Pro, Mac Mini, iMac e iPad Pro já contam com novo o componente.

Giovanni Santa Rosa

O macOS 15.2, lançado nesta quarta-feira (dia 11/12), traz arquivos de sistema indicando dois modelos de notebook ainda não lançados: um MacBook Air M4 de 13 polegadas e um MacBook Air M4 de 15 polegadas. Isso costuma ser um indício de que os novos produtos da Apple chegarão ao mercado em breve.

Na última semana de outubro, a Apple fez uma série de anúncios em sua linha de computadores. O Mac Mini ganhou o novo chip M4 e um formato ainda mais mini. Já MacBook Pro e iMac receberam o M4 e especificações técnicas melhoras, mas praticamente não tiveram mudanças de design.

O MacBook Air, como você pode perceber, ficou de fora da lista do M4. O único upgrade foi o fim da versão com 8 GB de RAM, com o modelo de 16 GB se tornando o mais barato. Mesmo assim, ele ainda vem com os chips M2 e M3, que já estavam disponíveis há algum tempo.

Quando o MacBook Air M4 pode ser lançado?

A menção ao MacBook Air M4 no sistema pode indicar que o lançamento está próximo. Como nota o Ars Technica, o Mac Mini com M4 apareceu em um update do macOS lançado em meados de setembro, cerca de um mês e meio antes de seu lançamento.

Rumores anteriores indicavam que a Apple pretendia colocar o M4 em toda sua linha de computadores até o fim de 2025. De acordo estas informações, o MacBook Air M4 deveria chegar entre março e junho de 2025, durante a primavera do Hemisfério Norte. Já Mac Pro e Mac Studio com M4 ficariam para o segundo semestre.

O chip M4 fez sua estreia não em um computador, mas sim em um tablet: o iPad Pro foi o primeiro produto a receber o componente, em maio de 2024. Nos Macs, os destaques do M4 são dois núcleos extras na CPU e suporte a três telas simultâneas.

Com informações: MacRumors, Ars Technica

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.